Groupon pode valer 15 bilhões de dólares

Thássius Veloso
Por

Mais uma startup americana está na fila para ganhar alguns caraminguás de novos investidores. O Groupon está em processo acelerado de acertar os últimos detalhes para a sua oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês). A capitalização da empresa poderia ser recorde, caso a expectativa dos bancos dos Estados Unidos estejam certas. Bilhões de dólares devem entrar no caixa da empresa.

Segundo o New York Times, duas fontes que estão envolvidas nesse processo de IPO decidiram comentar um pouco do futuro negócio, desde que em caráter de anonimato. Eles disseram que a direção do Groupon já se reuniu com diversos bancos – dois somente nessa semana – para definir como vai ser a abertura de capital do site. A previsão seria para meados de 2011, na primavera americana.

O aguardado IPO do Groupon pode ser um dos negócios do ano. Algumas empresas de finanças acreditam que o valor de mercado do site de compras deve chegar a algo entre 15 e 20 bilhões de dólares. Com uma cifra desse tamanho em mente, não é de espantar que os responsáveis pelo site tenham negado uma proposta de aquisição feita pelo Google. O valor oferecido pelo buscador foi de somente 6 bilhões de dólares, um terço do que o Groupon pode conseguir ao abrir seu capital.

Sede do Groupon em Chicago

Tem analista dizendo que o IPO do Groupon é o mais esperado desde 2004, quando o Google iniciou sua oferta de ações na Nasdaq. Enquanto isso, o Facebook continua crescendo bastante, para depois ter cacife o suficiente para se tornar a primeira empresa de 1 trilhão de dólares.

O Groupon está no mercado brasileiro desde o ano passado, quando comprou o Clube Urbano. Esse site estava se destacando à época, e foi rapidamente adquirido pelo gigante americano.

Foto: TechEBlog