Arquivo Internet

Obama quer usar cloud computing no governo

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

imagem-eua-nuvemO governo federal dos Estados Unidos anunciou hoje que vai começar a implementação de uma enorme e complexa infra-estrutura de cloud computing, ou computação nas nuvens. A administração de Barack Obama tem como objetivo reduzir custos e diminuir o impacto ambiental dos sistemas de informática do governo.

Para ter uma ideia, o orçamento atual do governo federal americano com tecnologia da informação é de cerca de US$ 76 bilhões, dos quais US$ 19 bilhões são gastos apenas com a infra-estrutura. Tantos data centers levaram ao cúmulo do Ministério da Defesa daquele país ter atualmente 23 data centers instalados.

O governo dos EUA lançou o site Apps.gov (estava fora do ar no momento que esse post foi publicado), no qual poderão ser listadas as aplicações que a administração Obama vai disponibilizar para seus órgãos e agências.

Já no ano que vem a administração federal americana já vai dedicar parte do seu orçamento de TI para cloud computing. Está nos planos do governo iniciar projetos pilotos de aplicativos nas nuvens.

Como já poderíamos esperar, o governo estará bastante preocupado com os dados que passarão a ser armazenados na nuvem. A iniciativa de Obama prevê desenvolvimento de formas de seguranças, políticas de acesso e também de certificação centralizada.

O CIO (algo como diretor de informação) do governo Obama, Vivek Kundra, não deu muitos detalhes sobre como a administração federal e seus órgãos vão adotar a computação nas nuvens nem o cronograma de implementações. [CNET/Foto: bronkinhrt2]

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque