Tecnologia Light Peak vai mesmo ser usada em iPods

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana
Intel Chip

Ao publicar o post “Intel cria tecnologia Light Peak; poderá ligar seu iPod ao PC” fiz uma brincadeira com o título. iPods não são dispositivos de grandes capacidades, o máximo que eles atingem é 160GB. Por isso, achei que usar um conector Light Peak nesse tipo de gadget poderia ser comparado a caçar formigas usando uma metralhadora semi-automática. Hoje (26), porém, foi revelado que a brincadeira não é tão surreal assim.

De acordo com uma fonte anônima do blog Engadget, a Apple e Intel vem discutindo a criação de um padrão de transferência com suporte a altas quantidades de dados desde 2007. E o Light Peak é fruto desse debate, que segundo a fonte, envolveu diretamente Steve Jobs, CEO da Apple, e Paul Otellini, CEO da Intel.

A suposta “prova” de que as empresas estão envolvidas foi exibida durante a IDF 09 numa demonstração de um protótipo do padrão, em que um arquivo de vídeo em alta definição foi colocado para tocar ao mesmo tempo que 2GB de dados eram transferidos para um SSHD: tudo através de um cabo Light Peak em um computador rodando Mac OS X. Tratava-se de um Hackintosh, instalação do sistema operacional da Apple em hardware não fabricado pela empresa.

A placa em que o conector Light Peak foi ligado, no entanto, foi feita pela Apple, segundo a fonte porque ela tinha demandas específicas para o padrão. A fonte ainda cita que essa nova tecnologia estará presente na nova linha de Macs que serão lançados na segunda metade do ano que vem. Já os iPods e iPhones usarão uma versão ‘light’ (!) do Light Peak, com menor capacidade de transferência.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados