Nokia lança app de realidade aumentada para Symbian^3
Live View funciona em nos modelos Nokia C7, Nokia E7 e Nokia N8.
Live View funciona em nos modelos Nokia C7, Nokia E7 e Nokia N8.
Faz tempo que eu não ouço falar de iniciativas de grandes empresas na realidade aumentada. Não fosse pela Nokia, acho que a gente passaria ainda um bom tempo sem coisas do tipo. Pois bem, a companhia finlandesa anunciou nessa semana o Nokia Live View, um software que se integra ao Ovi Maps para apresentar pontos de interesse na tela do aparelho, conforme o usuário o movimenta.
A realidade aumentada funciona da seguinte maneira: a câmera do dispositivo — tem que rodar Symbian^3 — é acionada, como se fosse bater uma foto normal. Ao mesmo tempo, o GPS começa a funcionar e verifica quais são os restaurantes, cafés, mercados, pontos turísticos (em resumo, os chamados pontos de interesse) por perto. Aí entra o Live View, que cria uma camada acima da captura de vídeo para informar a posição exata desses pontos.
Conforme o usuário movimenta a câmera, os ícones também se movem, acompanhando a posição dos pontos de interesse no mapa (essa informação depende da bússola do aparelho). Graças à integração com o Ovi Maps (ou Ovi Mapas, como preferir), o dono do smartphone consulta com facilidade mais informações históricas sobre uma determinada ponte antiga, por exemplo. Ou ainda verifica as avaliações para um restaurante que lhe parece bastante saboroso.
Assista abaixo ao vídeo de demonstração da nova realidade aumentada.
(YouTube)
A Nokia já deixou avisado que o software ainda está em testes e que pode não terminar de ser desenvolvido. De minha parte, coloco em dúvida também se há pontos de interesse brasileiros cadastrados para funcionar com a realidade aumentada. Você sabe como é; essas coisas demoram mais para chegar nessa terra bonita por natureza.
Ficou interessado? O teste do Nokia Live View foi liberado nessa página. Infelizmente, funciona somente nos seguintes aparelhos com Symbian^3: Nokia C7, Nokia E7 e Nokia N8. Também funciona no Nokia C6-01 e Nokia X7-00, mas não foi “completamente testado”. Ou seja, é por sua conta e risco.
Com informações: Engadget, All About Symbian