Google+ permite ignorar pessoas
O Google+ apresenta uma nova funcionalidade perfeita para os antissociais: ignorar certos usuários. 😛 Em vez de bloquear uma pessoa com a qual você não quer ser associado, o que pode ser muito rude (na maioria das vezes é), utilize a função de “Ignorar” para não receber novas informações sobre conteúdo que a persona non grata publicou na rede social do Google.
Para acionar o “Ignorar” do Google+ é relativamente fácil. Quando uma pessoa te adicionar a um círculo, você é notificado sobre isso na barra lateral da rede social, que está presente em uma série de produtos do Google (acessível por meio da barra superior do Google).
Ao abrir a barra lateral, o usuário tem as opções de adicionar a pessoa a um de seus círculos (e retribuir todo o carinho e atenção), de bloquear o sujeito para nunca mais ouvir falar dele, e de ignorar o usuário. Você continua fazendo parte do círculo no qual aquela pessoa te colocou, mas deixará de ver notificações motivadas pelo usuário.
O Google explica que as seguintes coisas acontecem quando um usuário ignora outro no Google+:
- Aquele nome não é mais exibido na lista de pessoas que te adicionaram recentemente.
- Futuras publicações feitas por aquela pessoa não serão mostradas na sua timeline, e as publicações antigas serão apagadas.
- As menções do usuário a você não serão apresentadas.
A diferença entre ignorar e bloquear é que, na primeira, o usuário odiado ainda pode comentar nos seus posts, marcar você em fotos, entre outras atividades sociais — ao que me parece, você deixa de ser importunado com atualizações chatas do sujeito. Ao bloquear alguém no Google+, a pessoa fica impedida de realizar qualquer atividade relacionada a você. É o equivalente a dar um gelo, porém no mundo virtual.
Essa política de distinguir “ignorar” de “bloquear” feita pelo Google Plus é interessante porque permite que usuários mais requisitados na rede continuem participando de tudo aquilo que é da alçada deles, sem que a timeline vire uma zona sem fim. Quem quiser que siga as atualizações do cara, mas ele não vai acompanhar o que todo mundo escreve. Justo.