Arquivo Internet

Novo Chrome: API de áudio, Native Client e menos bugs no Mac OS

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O Google liberou hoje uma versão do seu navegador Chrome que traz duas novidades, a API de áudio para web e o Native Client. Eles seguem a mesma tradição que a gigante da web tem mantido nos últimos tempos, que parece deixar o Chrome menos online e dar suporte a mais funcionalidades ligada aos padrões Web. Ambas já estavam sendo testadas no canal de distribuição beta, mas agora finalmente migraram para o canal estável.

A nova API de áudio permite que páginas na web tenham suas funcionalidades de áudio expandidas. Essa API é capaz, segundo o Google, de “posicionar dinamicamente e mixar múltiplos canais de áudio em um espaço tridimensional” e também conta com um “poderoso sistema de roteamento modular” e uma “engine de convolução”. Essas duas últimas parecem ser bastante importante dado os nomes complicados em inglês, então espero que façam bom uso delas.

Já a segunda novidade se chama Native Client que permite que desenvolvedores executem aplicativos escritos em C e C++ direto do Chrome, de forma segura por causa da sua sandbox. Por enquanto apenas os aplicativos disponíveis na Chrome Web Store tem permissão para serem executadas, mas o Google garantiu que vai tirar essa restrição em breve.

Além das duas novidades o Google também liberou uma nova versão estável do Chrome para Mac OS X que ganhou ajustes específicos para funcionar melhor no Lion. Essa versão agora ficou melhor adaptada para as barras de rolagem, traz um suporte inicial ao modo de tela cheia e (provavelmente o mais importante) teve vários bugs que deixavam o Chrome instável arrumados.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque