Novo Chrome: API de áudio, Native Client e menos bugs no Mac OS
O Google liberou hoje uma versão do seu navegador Chrome que traz duas novidades, a API de áudio para web e o Native Client. Eles seguem a mesma tradição que a gigante da web tem mantido nos últimos tempos, que parece deixar o Chrome menos online e dar suporte a mais funcionalidades ligada aos padrões Web. Ambas já estavam sendo testadas no canal de distribuição beta, mas agora finalmente migraram para o canal estável.
A nova API de áudio permite que páginas na web tenham suas funcionalidades de áudio expandidas. Essa API é capaz, segundo o Google, de “posicionar dinamicamente e mixar múltiplos canais de áudio em um espaço tridimensional” e também conta com um “poderoso sistema de roteamento modular” e uma “engine de convolução”. Essas duas últimas parecem ser bastante importante dado os nomes complicados em inglês, então espero que façam bom uso delas.
Já a segunda novidade se chama Native Client que permite que desenvolvedores executem aplicativos escritos em C e C++ direto do Chrome, de forma segura por causa da sua sandbox. Por enquanto apenas os aplicativos disponíveis na Chrome Web Store tem permissão para serem executadas, mas o Google garantiu que vai tirar essa restrição em breve.
Além das duas novidades o Google também liberou uma nova versão estável do Chrome para Mac OS X que ganhou ajustes específicos para funcionar melhor no Lion. Essa versão agora ficou melhor adaptada para as barras de rolagem, traz um suporte inicial ao modo de tela cheia e (provavelmente o mais importante) teve vários bugs que deixavam o Chrome instável arrumados.