RIM anuncia BBX, a nova plataforma para aparelhos BlackBerry

Rafael Silva
• Atualizado há 9 meses

Hoje durante a conferência anual para desenvolvedores BlackBerry, o fundador e co-CEO da RIM Mike Lazaridis anunciou o que reserva para o futuro da sua plataforma móvel. Esse futuro vai combinar a experiência que a empresa tem em smartphones com o BlackBerry OS (ou BBS) e o que ela aprendeu com o seu tablet PlayBook, que roda o PlayBook BlackBerry OS (ou QNX). A nova plataforma vai ser um misto das duas e vai se chamar BBX.

A BBX, segundo a Research In Motion, foi desenhada para “permitir as poderosas experiências móveis que diferenciam os produtos e serviços BlackBerry”. Isso é, quando eles não estão fora do ar. Ela vai permitir que aplicativos feitos tanto para o BlackBerry OS como para o QNX rodem nativamente, além de suportar também aplicativos criados com o BlackBerry WebWorks, a versão das webapps da RIM e que já foi disponibilizado no site da empresa.

PlayBook: agora com suporte a aplicativos Android

Junto com o anúncio da nova plataforma a empresa também liberou uma prévia para desenvolvedores da versão 2.0 beta do BlackBerry PlayBook OS (disponível aqui), que vem com suporte a aplicativos Android portados para a plataforma, além de suportar também o Adobe Air 3.0 e Flash 11, as versões mais atuais.

Desde que o Google anunciou a existência do Android 4.0 (codinome Ice Cream Sandwich), a gigante da web deixou bem claro que unificar as interfaces para dispositivos com tamanhos de tela variado é um dos objetivos da nova versão. Então essa iniciativa da RIM de mesclar as duas plataformas, de smartphones e tablets, não é exatamente nova. Só resta saber se vai ser feita da maneira certa.

Com informações: FinancialPost.

Relacionados

Escrito por

Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.