O time de engenheiros da Mozilla segue a todo o vapor desenvolvimento a plataforma para celulares que a empresa pretende lançar num futuro próximo. O Boot to Gecko (B2G) anunciado em julho de 2011 ganha forma aos poucos com a colaboração da comunidade — como em tudo que diz respeito ao mundo da Mozilla.

As informações acerca do B2G ainda são poucas. De modo geral, se trata de um sistema focado na web, tirando total proveito dos padrões web (aqueles que a Mozilla faz questão de defender, até mesmo devido ao produto carro-chefe Firefox). Também sabemos que o futuro sistema está em testes internos, mas até agora não houve qualquer demonstração pública de suas funcionalidades.

Na página do projeto há o seguinte esquema com possíveis funcionalidades da plataforma móvel. Não se trata de nada muito polido ou próximo de ser finalizado, como você pode ver. As ideias ainda estão no início.

Back to Gecko: em teste. (Clique para ampliar)

Pelo menos um detalhezinho muito me lembrou do Google Android: a barra de notificações no topo da tela. Os críticos da Apple dizem que a empresa copiou o recurso do sistema do Google no iOS 5, primeira versão da plataforma com o tal do Notification Center habilitado. O B2G da Mozilla parece ir pelo mesmo caminho (seja ele bom ou ruim).

A gente deve ver uma versão funcional do B2G só no primeiro trimestre do ano que vem. Se depender da Mozilla, o primeiro celular rodando o sistema deve aparecer no segundo trimestre de 2012.

Com informações: Ubergizmo

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog e também atua como comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com o Jornal Nacional e a GloboNews, entre outros veículos da imprensa. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais.