iBooks 2 da Apple traz ebooks didáticos para o iPad
Empresa lança iBooks Author para criar ebooks no Mac.
Empresa lança iBooks Author para criar ebooks no Mac.
Quando Steve Jobs disse ao Walter Isaacson, responsável pela única biografia autorizada do iCEO, que gostaria de revolucionar a indústria de livros-texto — os livros educacionais — ele não estava brincando. Há pouco a Apple apresentou num evento no museu Guggenheim de Nova Iorque a segunda versão do app iBooks para iPad. O aplicativo traz pela primeira vez o suporte aos livros-texto fornecido por grandes editoras dos Estados Unidos.
Os ebooks didáticos previstos para o iBooks 2 funcionam com uma série de recursos multimídia interessantes. Foto, vídeo, mapas, elementos em 3D e mais. Num livro-texto sobre biologia que eu vi tem até seção de questionário, no qual eu pude responder perguntas com múltipla escolha para, em seguida, verificar se a minha resposta estava certa (estava!).
A partir do iBooks 2 — disponível na App Store do iPad — o usuário encontra a listagem de livros-texto. Com alguns toques na tela dá para solicitar uma amostra grátis do conteúdo. De acordo com a Apple, o preço dos ebooks vai variar até US$ 14,99. De início três empresas de educação estadunidenses toparam participar do lançamento.
Ainda falando da minha experiência breve com o iBooks 2 pude verificar que os textos são organizados com formatações distintas para orientação na horizontal e na vertical. Quando na vertical aparece o texto corrido, com as imagens bem pequenas na lateral esquerda. Um toque e elas ampliam. A orientação vertical apresenta trechos menores subdivididos, com as fotos naturalmente em tamanho maior (com direito a ampliação total para visualizar em tela cheia).
Para criar os conteúdos do livro-texto a Apple também apresenta nessa quinta-feira o iBooks Author, um aplicativo para OS X disponível na Mac App Store para download. Gratuito, ele permite que qualquer pessoa crie ebooks didáticos, de histórias, de receitas ou o que quer que seja. A Apple fornece modelos para os livros digitais e afirma que a inclusão de imagens, galerias, vídeos e apresentações feitas com o Keynote funciona na base do arrastar e soltar com o cursor do mouse.
O aplicativo iBooks Author foi anunciado para Mac. Algo me faz crer que os usuários de Windows ou Ubuntu, os dois sistemas que são referência nessa parte de SO, ficarão a ver navios.
Atualização às 15h15
Além dos aplicativos citados no texto, a Apple também liberou atualização para o iTunes (versão 10.5.3). Download aqui.