Arquivo Celular

Dificuldade em manter o WinPhone conectado ao Wi-Fi

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Pelo menos no Android — baseando-me no CyanogenMod 7 — eu sei que, não importa o momento ou circunstância, se há uma conexão Wi-Fi ativa no sistema, de tempos em tempos o sistema vai lá e verifica se há novidades nos aplicativos com execução em segundo plano sedentos por colocar as notificações do tipo Push em uso. Já no Windows Phone…

Hei de confessar que a minha experiência com esse recurso do sistema não tem sido a melhor de todos os tempos da última semana. Com o Lumia em mãos, percebo que a conexão demora demais para entrar em funcionamento quando há uma rede Wi-Fi disponível. Chega a ser decepcionante.

Hoje, por exemplo, cheguei à redação e verifiquei que, dois minutos depois de pintar por aqui, o Windows Phone não tinha reconhecido a rede corporativa. Oras, isso não é normal. Abri a central de ajustes do sistema (esse app ajuda muito ao criar atalhos no formato de Live Tiles) e lá estava a nossa rede sem fio devidamente desconectada. “Cliquei” nela e tive que inserir a senha de acesso novamente antes de começar a usar.

Custa ficar assim, conectado?

A menos que o Windows Phone seja como um ser humano qualquer, que demora em decorar as dezenas de senhas utilizadas ao longo do dia, tem algo de muito errado nessa situação. Não vi comportamento similar no iOS ou Android ou no próprio Windows para os arcaicos (e necessários!) computadores.

E o problema não é só na rede corporativa, não. Em casa também demora em conectar. E, por vezes, demora tanto que eu tenho de ir aos ajustes e forçar a conexão, inserindo novamente a senha. Bizarro.

Primeiro, o Windows Phone deveria se manter conectado sempre e com mais facilidade. Gasta bateria; certamente gasta. Entretanto, essa é uma das funções de um celular inteligente — ou um “computador de bordo” pessoal, como diz um amigo meu.  Segundo, deveria salvar as benditas das senhas! Por que diabos eu tenho que inserir manualmente uma vez que, no passado, já salvei a combinação de caracteres que dá acesso à rede?

O Windows Phone é um sistema jovem, ainda há de ser polido. E essas são algumas observações que a MS podia endereçar para os engenheiros responsáveis pela parte de conectividade do sistema. De nada.

Aos usuários de outros celulares com Windows, pergunto-vos: essa situação chata persiste por aí? Conte nos comentários deste artigo.

Abrindo Janelas é o microblog sobre dois editores que chegaram de supetão ao mundo do Windows Phone. Entenda o projeto.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque