Arquivo Aplicativos e Software

SkyDrive permite acessar arquivos do seu computador pela web

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Nem só de armazenamento de arquivos na nuvem vive o usuário de internet dos dias atuais. A Microsoft, como você sabe, lançou hoje o aplicativo de SkyDrive para Windows que funciona a la Dropbox e sincroniza todos os arquivos salvos na pasta “SkyDrive”. Esses 7 GB gratuitos (ou até 25 GB se você seguir a dica publicada pelo Tecnoblog), porém, não são tudo porque o aplicativo de SkyDrive também permite acesso remoto ao computador.

Quem deu a deixa foi o leitor Luiz Alberto Franco no Twitter. Ele verificou que, ao entrar no site do SkyDrive, aparecia o nome do computador dele (aquele que fica salvo nos ajustes do Windows). Ao clicar ali, o usuário tem a opção de receber uma espécie de PIN por email que habilita o acesso a todos (sim, todos) os arquivos do computador.

Eu falei com Felipe Zorzo, profissional de TI e antigo redator do Gemind que publicou em primeira mão sobre os pacotes pagos de gigabytes adicionais no SkyDrive. De acordo com o Felipe, até tinha como acessar os arquivos remotamente, mas não na interface do SkyDrive para web. Tal recurso existia anteriormente no Live Mesh.

Quanto eu digo que são todos, refiro-me a todas as partições presentes na máquina. Aqui para mim aparecem C:, D: e E:, bem como possíveis pendrives plugados na máquina e o leitor de CD/DVD. Confira na imagem abaixo.

Arquivos do computador para download via web

Além de baixar para o computador, o SkyDrive dá a opção de copiar os arquivos selecionados para a nuvem da Microsoft. Algo me diz que a implementação da ferramenta foi feita para facilitar ainda mais o backup de diretórios inteiros — são até 25 GB de espaço, muito mais do que qualquer concorrente.

Ao que tudo indica, o recurso de acesso remoto pela web dos arquivos depende da instalação do aplicativo de SkyDrive. Esse é o caminho óbvio que a MS tomaria para chegar nesse resultado. E, é claro, o computador que você deseja acessar deve estar conectado à internet.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque