15 anos de iPhone: os principais rivais do celular da Apple em 2007

O primeiro iPhone chamou a atenção do público, mas ele não estava sozinho no mercado; confira alguns rivais do celular da Apple em 2007

Wagner Pedro
• Atualizado há 1 ano e 8 meses
15 anos de iPhone: os principais rivais do celular da Apple em 2007 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)
15 anos de iPhone: os principais rivais do celular da Apple em 2007 (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

O iPhone completou 15 anos em 2022. No evento de lançamento, em 2007, Steve Jobs subiu ao palco e apresentou um modelo que, pouco tempo depois, seria o responsável pelas principais mudanças e evoluções do setor mobile. Com tela sensível ao toque (algo que não era comum na época) e cheio de recursos, o iPhone 2G, como ficou conhecido, registrou um sucesso considerável logo nos primeiros meses.

No entanto, o celular da Apple não estava sozinho no mercado, já que existia uma forte concorrência em 2007, com aparelhos de diversas marcas tentando chegar ao topo dos mais vendidos. Abaixo, você confere alguns dos principais rivais do primeiro iPhone.

Motorola Q

O Motorola Q foi a tentativa da marca de lançar um celular com Windows Mobile no estilo do popular RAZR V3. Esse aparelho trazia um corpo fino e rodava a versão 5.0 do sistema da Microsoft, mas a falta de uma tela sensível ao toque complicava um pouco a experiência de uso. No entanto, ele foi o primeiro modelo com teclado QWERTY a vender mais de 1 milhão de unidades.

Motorola Q (Imagem: Eliot Phillips/Wikimedia Commons)
Motorola Q (Imagem: Eliot Phillips/Wikimedia Commons)

Nokia N95 8 GB

A versão 8 GB do Nokia N95 foi um grande concorrente do primeiro iPhone. Graças à alta capacidade de armazenamento à época, os consumidores podiam salvar uma quantidade maior de fotos, vídeos e músicas. O aparelho também entregava os recursos de multimídia mais avançados do momento, além de suporte a GPS e 3G, características que nem o celular da Apple tinha.

Nokia N95 8 GB (Imagem: Zunter/Wikimedia Commons)
Nokia N95 8 GB (Imagem: Zunter/Wikimedia Commons)

LG Prada

Talvez você não saiba, mas o LG Prada foi o primeiro celular com tela capacitiva do mundo. A fabricante sul-coreana conseguiu sair na frente da concorrência (pelo menos nesse aspecto) quando apresentou o modelo em 2006. Além da tela, o aparelho tinha alguns atrativos, como player de música e visualizador de documentos. Essas e outras características renderam 1 milhão de unidades vendidas nos primeiros 18 meses.

LG Prada (Imagem: Wikimedia Commons)
LG Prada (Imagem: Wikimedia Commons)

Motorola RAZR V3

O Motorola RAZR V3 foi o sonho de consumo de muita gente (inclusive o meu). Apesar de ter sido lançado em 2004, o aparelho ainda era muito popular quando o primeiro iPhone chegou ao mercado. Isso porque a fabricante apostava em um design moderno, corpo fino, teclado desenhado a laser e tela secundária. O RAZR V3 vendeu incríveis 130 milhões de unidades, sendo o sétimo celular mais vendido da história.

Motorola RAZR V3 (Imagem: Raimond Spekking/Wikimedia Commons)
Motorola RAZR V3 (Imagem: Raimond Spekking/Wikimedia Commons)

HTC Touch

O HTC Touch é considerado um dos celulares com Windows Mobile mais bonitos de todos os tempos. Além de ser pequeno e leve, o dispositivo trazia a interface TouchFLO com diversas otimizações que permitiam usar os dedos para navegar pelo sistema de forma mais intuitiva. Ele também tinha suporte para o Outlook e Office Mobile, além de compatibilidade estendida com aplicativos de terceiros.

HTC Touch (Imagem: Tuomas/Wikimedia Commons)
HTC Touch (Imagem: Tuomas/Wikimedia Commons)

BlackBerry 8800

O BlackBerry 8800 chegou pouco antes do primeiro iPhone. Ele trazia o trackball do BlackBerry Pearl para melhor navegação, mas se diferenciava pelo teclado QWERTY completo e diversos recursos de produtividade, uma característica da marca. O celular também era fino e tinha suporte a microSD, mas a falta de algumas tecnologias, como Wi-Fi e 3G, e a ascensão do aparelho da Apple, atrapalharam seu crescimento.

BlackBerry 8800 (Imagem: Divulgação/BlackBerry)
BlackBerry 8800 (Imagem: Divulgação/BlackBerry)

Sony Ericsson W580i

O Sony Ericsson W580i foi lançado com recursos avançados de multimídia. Esse aparelho era voltado para o público mais jovem e se destacava por trazer suporte ao Walkman, que incluía compatibilidade com diversos formatos de música e ajustes para a qualidade do som. Ele também oferecia um app fitness, com contador de passos e rastreador de calorias, e podia ser encontrado em até seis cores diferentes.

Sony Ericsson W580i (Imagem: Mgpa/Wikimedia Commons)
Sony Ericsson W580i (Imagem: Mgpa/Wikimedia Commons)

Samsung UpStage

Em 2007, a Samsung apresentou um aparelho diferente. O UpStage combinava dois produtos: celular e tocador de música. Um lado era dedicado ao player, enquanto que o outro tinha um teclado para fazer chamadas. Apesar de o conceito ser interessante, o dispositivo não atraiu o público devido a alguns problemas, como bateria não removível e a necessidade de pressionar um botão para alternar entre os lados.

Samsung UpStage (Imagem: Divulgação/Sprint)
Samsung UpStage (Imagem: Divulgação/Sprint)

E aí, qual modelo você tinha ou era seu sonho de consumo? Conta para a gente nos comentários!

Relacionados

Escrito por

Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.