6 aplicativos para ver estrelas e outros planetas

Disponíveis para Android e iOS, conheça alguns aplicativos voltados para ver as estrelas e planetas direto do seu smartphone

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 8 meses
Conheça alguns aplicativos para ver as estrelas (Imagem: Greg Rakozy/Unsplash)
Conheça alguns aplicativos para ver as estrelas (Imagem: Greg Rakozy/Unsplash)

Conhecer o Sistema Solar é algo que pode despertar a curiosidade de muitas pessoas. Mas, como não é possível viajar de fato entre as estrelas, planetas e constelações (ainda), o que resta é ter acesso a esse ambiente de maneira virtual. Dito isso, veja seis aplicativos gratuitos para ver estrelas e conhecer mais sobre o espaço.

1. Solar System Scope

Solar System Scope é um aplicativo para ver as estrelas
Solar System Scope é um aplicativo disponível para Android e iOS (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Solar System Scope é um aplicativo disponível para Android e iOS que permite aos usuários conhecerem melhor o espaço. O app é gratuito e funciona como uma enciclopédia, apresentando dados estruturais sobre os planetas e também curiosidades sobre estrelas e outros astros.

A ferramenta ainda permite que você acompanhe os movimentos de rotação e translação dos planetas, além de apresentar com detalhes imagens e características de cada um. O app é bem completinho, sendo possível ver constelações também.

2. SkyView

Sky View é um aplicativo para ver as estrelas
SkyView utiliza elementos de realidade aumentada para apresentar o espaço (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Outro aplicativo bem conhecido pelos fãs de astronomia é o SkyView. O app é bem simples e intuitivo de utilizar. É possível ver estrelas, planetas, constelações e astros com alto nível de detalhamento e fidelidade.

Após a instalação, é preciso que você autorize que a ferramenta obtenha dados de localização e possa usar a câmera do seu dispositivo, dessa forma, é possível ver estrelas e planetas pelo recurso de realidade aumentada. Entretanto, não é obrigatório. O aplicativo funciona da mesma maneira para aqueles que preferem não compartilhar seus dados.

3. Solar Walk Lite

Solar Walk Lite traz detalhes em 3D e funciona como um planetário (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Solar Walk Lite é mais uma alternativa para aqueles que buscam conhecimento sobre o espaço. O aplicativo está disponível para Android e iOS e funciona como planetário 3D, sendo recomendado até mesmo para fins educacionais devido à sua gama de detalhes.

O app tem boas avaliações na Play Store e oferece a visualização de planetas, estrelas e até mesmo da Estação Espacial Internacional (ISS), onde é possível ter acesso a uma galeria de fotos. Com o Solar Walk Lite é possível também acompanhar a rotação dos planetas e visualizar informações sobre cada um deles.

4. Star Chart

StarChart é um aplicativo para ver as estrelas
Star Chart traz constelações, planetas e outras características do espaço ao seu smartphone (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Segundo o estilo de recursos do SkyView — citado anteriormente –, o Star Chart é outro aplicativo de uso mais simples. Para usar, basta fazer o download na sua loja de apps, que, assim que abrir, já é possível ver estrelas, planetas e constelações usando realidade aumentada.

O aplicativo disponibiliza ainda uma barra de busca, caso deseje pesquisar por algo mais específico do espaço. Também disponível gratuitamente para Android e iOS, o Star Chart é mais uma opção caso não curta os apps citados anteriormente.

5. Stellarium

Stellarium é um aplicativo disponível gratuitamente apenas para Android (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O quinto aplicativo desta lista é o Stellarium. Disponível gratuitamente apenas para dispositivos Android, o app conta com um design bacana e oferece opções muito semelhantes às ferramentas citadas anteriormente.

O aplicativo também conta com boas avaliações na Google Play Store, traz constelações, planetas e outras características do espaço. Infelizmente, usuários de iOS precisam pagar caso queiram utilizar o aplicativo, o que torna inviável, já que o acesso custa R$ 79,90.

6. Sky Map

Sky Map é um aplicativo simples disponível apenas para Android (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Por fim, talvez um dos aplicativos mais simples da lista seja o Sky Map. Diferente de alguns, o app não utiliza recursos de realidade aumentada para mostrar estrelas, planetas e outros astros, mas apenas informa suas posições em um mapa.

É possível adicionar filtros, dar zoom nas constelações e outras funções mais simples. Assim como o Stellarium, o Sky Map está disponível gratuitamente apenas para dispositivos Android.

E aí? Qual desses aplicativos você já testou ou usa com frequência para ver as estrelas? Deixe seu relato na Comunidade!

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados