YouTube se inspira na Netflix com download inteligente de vídeos para você
Ainda em fase experimental, recurso para fazer downloads inteligentes do YouTube Premium está disponível para poucos usuários
Ainda em fase experimental, recurso para fazer downloads inteligentes do YouTube Premium está disponível para poucos usuários
O Google está preparando uma forma mais prática para baixar vídeos novos do YouTube. Similar à Netflix, o novo recurso para assinantes Premium faz downloads inteligentes e automáticos de conteúdos para que você possa assistí-los a qualquer momento, mesmo quando não tiver conexão com a internet. A ferramenta, no entanto, ainda está em fase de testes e limitada a um pequeno grupo de usuários.
A novidade foi revelada pelo 9to5Google nesta quinta-feira (13). Conhecido como “Smart downloads” (downloads inteligentes, em tradução livre), a função é capaz de guardar vídeos automaticamente quando o celular está em uma rede Wi-Fi. Depois, é possível reproduzi-los pela página de downloads dentro da biblioteca do app.
Ao todo, a ferramenta baixa vinte vídeos por semana. A seleção é realizada pelo algoritmo da plataforma possivelmente com base no histórico de reproduções. Além disso, a descrição da função informa que, caso o smartphone não tenha espaço disponível, o usuário será notificado para “dar passos extras” para utilizá-la.
Se você é assinante da Netflix, talvez o recurso (e o nome) não seja tão estranho. Isto porque a plataforma de streaming oferece uma função parecida que faz a transferência automática de sugestões e de episódios de séries seguintes pelo celular. “Os downloads só serão feitos quando você estiver em uma rede Wi-Fi”, informam.
O “Smart downloads” do YouTube, porém, está bem restrito neste momento. O site informa que somente assinantes Premium da Europa podem utilizá-lo neste momento. Além disso, é preciso ter a versão mais recente do sistema operacional do Google instalada: Android 12. Por fim, o período de testes vai durar até 14 de fevereiro.
Não há previsão de lançamento da novidade do YouTube Premium.
Com informações: 9to5Google e XDA-Developers