Magic Mouse vs Magic Mouse 2; qual a diferença entre os modelos?

Entenda o que muda entre os dois modelos de Magic Mouse da Apple; ainda vale a pena comprar a primeira versão?

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 11 meses
magic mouse

O Magic Mouse 2 começou a ser vendido em 2015, para substituir o modelo anterior de 2009. A principal diferença é, sem dúvida, a bateria que deixou de ser em pilhas para dar lugar a uma bateria recarregável via cabo Lightning.  Apesar do modelo antigo não ser mais vendido pela fabricante, é possível encontrá-lo na internet, vendido por pessoas que querem se desfazer do produto. Ainda vale a pena?

Design do Magic Mouse

Pouco mudou no design do Magic Mouse 2. As superfícies permanecem as mesmas com os sensores multitoque para navegação no sistema. A diferença está na parte que fica virada para a mesa, embaixo.

No primeiro Magic Mouse, há uma tampa removível para que as baterias sejam inseridas no dispositivo. Já no segundo, não há tampa e a trava para ejetar a tampa dá lugar à porta Lightning para carregamento.

local das baterias do magic mouse

O inconveniente desta nova versão é que o mouse precisa ficar virado para ser carregado, impedindo o uso durante o processo. No resto, eles são inteiramente semelhantes, inclusive no peso

ProdutoAlturaLarguraProfundidadePeso
Magic Mouse2,2 cm5,8 cm11,5 cm105 gramas (com baterias)
Magic Mouse 22,16 cm5,71 cm11,3599 gramas

Com a chegada do iMac Pro, em 2017, a Apple aproveitou para lançar uma versão do mouse na cor Cinza-espacial. Não há nenhuma novidade por dentro, é o mesmo hardware e mesma bateria. A mudança fica apenas na carcaça.

Magic Mouse cinza

Energia (cabos e baterias)

A principal diferença — ou única, como queira — está aqui. A substituição das pilhas AA por baterias.

A primeira versão exige duas pilhas AA. O ideal é que esse tipo de alimentação dure cerca de dois meses, mas algumas pessoas conseguiam apenas 30 dias de carga com um par de baterias.

Essa duração varia com a qualidade da pilha, como também pela fabricante do componente. Se o usuário tiver ou comprar um Magic Mouse de primeira geração, pode pensar em usar pilhas recarregáveis — elas custam mais caro, porém, a longo prazo, compensam o gasto.

Magic Mouse 2

Enquanto para o Magic Mouse 2, a Apple alega que uma única carga é suficiente para dois meses de uso — óbvio que há uma variação de acordo com o perfil do usuário. E, uma carga completa leva duas horas de alimentação.

Em casos de emergência, a empresa também diz que dois minutos de carga são suficientes para um dia inteiro de uso. Porém, há relatos de que é necessário mais que isso para aguentar um dia. O redator do Gizmodo contou que precisou recarregar quatro vezes por dois minutos até o fim do dia.

O Magic Mouse é multidispositivo?

Não. Tanto que não há uma chave seletora escolher qual dispositivo usar, como ocorre em outros aparelhos com o recurso.

Por outro lado, é sim possível conectar o mouse com vários Macs, mas a conexão ficará ativa com apenas um ao mesmo tempo. Se desejar usar o aparelho com outro computador, será necessário desconectar do primeiro e conectar ao segundo pelo menu do Bluetooth.

Ainda vale a pena comprar a primeira versão?

Se você encontrar uma boa oferta do produto, seja de um usuário da internet ou de algum amigo que esteja se desfazendo do mouse, acredito que sim.

Ainda que a segunda versão tenha uma bateria recarregável, é um preço muito alto a se pagar em um mouse. Há outras opções, de outras marcas, por preços menores. Vale a pena pesquisar e encontrar o modelo ideal — alguns com bateria ou outros com que usam apenas uma pilha.

Quais os requisitos?

ProdutoSistema operacional mínimo
Magic MouseOS X 10.11 (El Capitan)
Magic Mouse 2OS X 10.5.6 (Leopard) com a atualização de software do mouse sem fio 1.0 ou o Mac OS X 10.6.2 (Snow Leopard)

Funciona no Windows?

Ao conectar via Bluetooth com o Windows, o Magic Mouse funcionará como um mouse bluetooth genérico, sem as funções de rolagem e gestos que nativas do macOS.

Com informações: Suporte Apple, Business Insider, Gizmodo, Lifewire.

Receba mais sobre Magic Mouse na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados