A TIM seguiu a tendência das operadoras brasileiras e anunciou que, a partir do dia 15 de janeiro de 2015, os clientes que acessam a internet usando os pacotes de dados diários terão a conexão cortada após atingirem o limite da franquia. Até então, o serviço era “ilimitado”, possibilitando que os clientes continuassem acessando as páginas com velocidade reduzida.

O comunicado da TIM informa que os pacotes diários Infinity Web 10, Infinity Web 30, Infinity Web 100, Infinity Web 10 + Torpedo e Infinity Web 30 + Torpedo terão a conexão de dados interrompida após o usuário atingir a franquia de internet. A operadora afirma que a mudança vale para os planos Infinity Pré, Infinity Controle, Liberty Controle e Liberty Controle Express.

tim-internet

Quando o usuário ultrapassar a franquia, a TIM enviará automaticamente um SMS com link para o portal da operadora. Na página, o cliente poderá escolher entre duas opções: contratar um pacote de internet adicional ou migrar para um pacote com franquia maior. Caso decida não pagar, não será mais possível acessar a internet.

Em contato com o Tecnoblog, a TIM esclareceu que o bloqueio de dados acontecerá nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul e da área de DDD 19, no interior de São Paulo. A operadora informa que “segue avaliando mudanças no modelo do consumo de dados móveis nas demais regiões e planos”. Além disso, a TIM voltou a declarar que as mudanças nos pacotes de dados são um “movimento natural”.

Abaixo você confere o posicionamento da TIM:

A TIM está atenta às tendências do mercado e acredita que mudanças no modelo do consumo de dados móveis são um movimento natural, em linha com o crescimento contínuo do uso de internet nos celulares e outros dispositivos. Os clientes necessitam de franquias cada vez maiores e de uma experiência de navegação de alta qualidade e – nesse contexto – o modelo de redução de velocidade após o consumo dos pacotes pode criar uma percepção negativa do serviço.

Assim, a operadora informa que vai implementar, a partir de 15 de janeiro, o bloqueio do acesso à internet após o consumo total da franquia contratada para os clientes dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul e da área de DDD 19, no interior de São Paulo com os planos Infinity Pré, Infinity Controle, Liberty Controle e Liberty Controle Express. Os usuários já estão recebendo o aviso prévio com informações sobre a mudança via SMS, em linha com a política de transparência da TIM. Além disso, a companhia atualizou os regulamentos das ofertas, disponíveis no site www.tim.com.br.

Como já acontece, o cliente será alertado por mensagem de texto quando estiver próximo de atingir sua franquia contratada e quando o pacote esgotar. Neste último SMS, ele receberá um link do Portal TIM, onde terá a possibilidade de contratar imediatamente um pacote adicional de dados ou migrar para uma oferta com a franquia maior de forma simples e rápida, pelo próprio celular. Os pacotes de dados da TIM para o segmento pré-pago ou controle variam de 10 MB a 100 MB diários e custam a partir de R$ 0,75 por dia de uso.

Vale reiterar que os clientes podem acompanhar o consumo de dados enviando gratuitamente um SMS com a palavra CONSUMOWEB para o número 4141.

A operadora segue avaliando mudanças no modelo do consumo de dados móveis nas demais regiões e planos.

A mudança na TIM vem logo após a operadora lançar o plano Controle WhatsApp, que permite o uso do aplicativo mesmo após a franquia ser atingida. Na oferta, o usuário paga uma assinatura mensal fixa de R$ 34,90 para ter 300 MB de internet, SMS ilimitado para qualquer operadora e 10 reais para usar como quiser, inclusive para ligações. Na época, a operadora havia informado “não prever qualquer ajuste em outros planos”.

Na última semana, clientes do plano TIM Beta foram surpreendidos com uma mensagem da operadora informando do limite de dados diário de 10 MB ou 100 MB. O contrato do TIM Beta já mencionava um limite de uso, mas ele raramente era aplicado na prática, motivo pelo qual uma parcela dos usuários usava o 3G da operadora para fazer downloads pesados, inclusive por torrent, sem serem bloqueados.

Claro, Oi e Vivo também anunciaram mudanças recentes em seus pacotes de dados, fechando o cerco para o uso “ilimitado” da rede.

Dica do Gabriel Ramos no Twitter. Obrigado!

Atualizado em 16 de dezembro para incluir o posicionamento da TIM e especificar as regiões afetadas pelo novo modelo de consumo.

Receba mais sobre TIM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados