Início / Notícias / Celular /

App Store libera compras com cartão de crédito nacional

Mas os preços ainda estão em dólares

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Não é mais necessário ter um cartão de crédito internacional para comprar aplicativos, jogos, músicas, filmes ou livros nas lojas de conteúdo digital da Apple. A empresa passou a permitir que os brasileiros façam transações com cartão de crédito nacional na App Store e iTunes Store, pagando o valor equivalente em reais.

De acordo com um leitor do MacMagazine, foi possível comprar um aplicativo e um filme utilizando um cartão de crédito Visa emitido pelo Banco do Brasil, mesmo com a inscrição “Valid only in Brazil”. Por aqui, a Apple aceita as bandeiras Visa, MasterCard e American Express.

A novidade segue uma mudança do Banco Central que noticiamos em novembro: uma circular liberou a possibilidade de consumidores adquirirem bens e serviços no exterior por meio de cartões de crédito nacional ou transferência bancária — até então, a única forma de pagamento permitida era o plástico internacional, menos comum e normalmente com anuidade mais alta.

Apesar de estar aceitando cartões de crédito nacionais como forma de pagamento, a Apple continua listando todos os preços em dólares. O valor que será pago pelo consumidor é o equivalente em reais na data da compra ou de fechamento da fatura, dependendo do emissor do cartão.

A Apple é uma das poucas grandes empresas que ainda não vende conteúdo digital em moeda local no Brasil — e também uma das mais inflexíveis quanto à forma de pagamento. Google, Amazon, Microsoft e Steam, por exemplo, já cobram em reais (muitas vezes com um câmbio vantajoso) e até permitem pagamentos com boleto bancário, transferência bancária ou vales-presente.

Mas já é alguma coisa.