Exynos 8895 é o novo processador da Samsung que filma em 4K a 120 fps

Chip para dispositivos móveis tem suporte a LTE Gigabit e processo de fabricação em 10 nanômetros

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

A Samsung revelou nesta quinta-feira (23) seu novo processador para dispositivos móveis, o Exynos 9 Series 8895. Pelo número do modelo, não dá para esperar muitas diferenças em relação ao Exynos 8890 do Galaxy S7, mas ele traz novidades importantes: transistores de 10 nanômetros, suporte a LTE Gigabit e até capacidade de gravação em 4K a 120 quadros por segundo.

O novo processo de fabricação FinFET de 10 nanômetros significa, segundo a Samsung, que o Exynos 8895 tem desempenho até 27% maior e consumo de energia até 40% menor que um chip de 14 nanômetros. Ele traz uma CPU octa-core, com quatro núcleos ARM de alto desempenho da própria Samsung e quatro Cortex-A53 de baixo consumo de energia.

A GPU é a Mali-G71, 20% mais eficiente que a Mali-T880 presente no Exynos 8890. O novo processador gráfico permite aplicações de realidade virtual em 4K e, em conjunto com a CPU, pode reproduzir e gravar em 3840×2160 pixels a 120 quadros por segundo — melhor que o Snapdragon 835, que aguenta apenas 60 fps em reprodução e 30 fps em gravação Ultra HD.

Quanto à conectividade, o Exynos 8895 é o primeiro chip a integrar um modem 4G com suporte a cinco agregações de portadora (!) em downstream, o que permite baixar dados a 1 Gb/s, dependendo da boa vontade da sua operadora, enquanto o upload chega a 150 Mb/s. Qualcomm e Intel também vêm investindo no LTE Gigabit, um dos últimos passos antes do 5G.

O Exynos 9 Series 8895 já está sendo produzido em massa nas fábricas da Samsung. A empresa não informou quando o chip será lançado comercialmente, mas uma boa aposta é o próximo Galaxy S, que tradicionalmente vem com Snapdragon na versão norte-americana e Exynos no resto do mundo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados