Início / Notícias / Internet /

Netflix vai suportar HDR em smartphones

E vídeos mais leves para conexões extremamente ruins

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Os conteúdos em HDR da Netflix não ficarão mais restritos aos televisores caros — em breve, smartphones também caros poderão reproduzir filmes e séries com maior alcance dinâmico. O anúncio foi feito pelo CEO Reed Hastings nesta terça-feira (28), aproveitando o lançamento do LG G6, que será o primeiro aparelho a receber a novidade.

O LG G6 possui tela IPS de 5,7 polegadas com resolução de 2880×1440 pixels. Ele é o primeiro smartphone a suportar a tecnologia Dolby Vision, que requer, entre outras características, um brilho máximo de 4.000 nits, profundidade de 12 bits e a capacidade de exibir o espectro de cores do Rec.2020. É uma especificação um pouco mais exigente que o HDR10, também suportado pelo flagship da LG.

A oferta de conteúdo em HDR nos smartphones ainda está engatinhando — e os dispositivos com suporte à tecnologia também. Antes de ser recolhido do mercado, o Galaxy Note 7 foi o primeiro aparelho com tela HDR e chegou a receber alguns poucos conteúdos com alcance dinâmico ampliado no Amazon Prime Video. A Sony, nesta semana, também anunciou seu primeiro smartphone com tela 4K HDR.

Vídeos mais leves para conexões lentas

Não que isso seja tão importante hoje, mas a Netflix informou ao Economic Times que vai lançar em breve novos bitrates de vídeo para dispositivos móveis. O objetivo, segundo Hastings, é permitir que pessoas com “conexões de internet extremamente ruins” assistam a conteúdos por streaming na rede móvel, algo que até então era considerado impossível.

A novidade também pode ser interessante para quem tem franquia de dados muito limitada: o bitrate mais baixo permitirá streaming de 30 horas de conteúdo utilizando somente 2 GB de internet. Atualmente, o formato mais leve do aplicativo da Netflix só chega a 8 horas de streaming com a mesma quantidade de dados.

Felizmente, para quem consegue se planejar melhor, já existe a opção de fazer download de filmes e séries da Netflix.