Não, a Apple não está removendo o suporte aos iPhones 5 e 5c no iOS 10.3.2

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Desde ontem estão surgindo notícias afirmando que a Apple vai remover o suporte aos iPhones 5 e 5c na próxima versão do iOS, a 10.3.2. O fato seria inédito: até então, a Apple nunca parou de oferecer atualizações de sistema para iPhones no meio do ciclo de uma versão. Só que a informação está incorreta.

A informação partiu da Forbes, que publicou na noite desta terça-feira (11) uma notícia intitulada “Lançamento do Apple iOS 10.3.2 tem uma surpresa desagradável”. O texto é mais cauteloso, citando que a nova versão “parece pronta para acabar com o suporte para vários iPhones”, mas erra novamente ao afirmar que “depois de duas versões beta, [o iOS 10.3.2] só ofereceu suporte para dispositivos iOS de 64 bits”.

A notícia logo foi repercutida em outros veículos especializados no exterior. No Brasil, ela ganhou chamadas como “Trágico! Apple pode deixar milhões de usuários na mão ao lançar o iOS 10.3.2”, “Cerca de 40 milhões de iPhones acabaram de ser abandonados pela Apple” e “Más notícias: Beta do iOS 10.3.2 pode dar adeus definitivo a iPhone 5 e 5c”.

Na verdade, o primeiro beta do iOS 10.3.2 para desenvolvedores não tinha suporte para os aparelhos de 32 bits, mas o segundo beta, lançado na segunda-feira (10), já possui compilações oficiais para todos os dispositivos que receberam o iOS 10, incluindo iPhone 5, iPhone 5c e iPad de 4ª geração. Esses aparelhos foram lançados entre 2012 e 2013 e são equipados com processadores mais antigos.

O iOS 10.3.2 é uma versão de manutenção, corrigindo bugs e falhas de segurança, sem apresentar nenhuma novidade significativa. Este vídeo, que demonstra o iOS 10.3.2 beta 2 rodando no iPhone 5, mostra que praticamente não houve nenhuma melhoria de desempenho até o momento.

Então você já sabe: não é desta vez que os iPhones mais antigos perderão suporte. No entanto, rumores indicam que o iOS 11 terá suporte apenas para aplicativos de 64 bits — o que tornaria o sistema exclusivo para iPhones 5s e superiores. As primeiras informações oficiais sobre a próxima grande atualização do iOS deverão ser reveladas somente em junho, durante a conferência para desenvolvedores WWDC.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados