O Google vem aproximando o Chrome OS do Android ao longo do último ano, permitindo instalar apps de smartphone em Chromebooks. Essa integração vem acontecendo de forma bem lenta, e agora sabemos quais dispositivos serão compatíveis.

São oitenta Chromebooks, incluindo o Samsung Connect (Chromebook 2) e Chromebook 3; ambos foram lançados no Brasil. No entanto, o Google não informa quando o suporte chegará a esses dispositivos; a maioria apenas consta como “planejado”. A lista completa está aqui.

Até o momento, apenas seis laptops podem rodar apps do Android nativamente, e nenhum deles está à venda oficialmente no Brasil: Acer Chromebook R11, Asus Chromebook Flip C100PA, Google Chromebook Pixel, Samsung Chromebook Plus, AOpen Chromebox Mini e Chromebase Mini.

O dispositivo não precisa ter touchscreen para rodar apps de Android: eles funcionam com mouse e teclado. Os aplicativos podem ser exibidos em três tamanhos de janela diferentes, e podem ser rodados simultaneamente, com suporte a notificações.

O recurso ainda está em beta e, como nota o The Verge, está sujeito a engasgos e travamentos; “nem todos os apps funcionam, e muitos dos que funcionam ainda parecem versões esticadas para smartphone”. Um executivo do Google diz que este será “um longo processo”, então se você for dono de um Chromebook, é melhor ter paciência.

Com informações: SlashGear, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados