Google está testando rodar ChromeOS em smartphones Android

Em uma demonstração fechada, Google teria apresentado ChromeOS no Pixel 8. Produto pode concorrer com Samsung DeX e Motorola Ready For.

Giovanni Santa Rosa
Por
Tela inicial do ChromeOS Flex (imagem: reprodução/Google)
Tela inicial do ChromeOS (Imagem: Reprodução / Google)

O Google estaria preparando um método para rodar o ChromeOS, sistema operacional dos Chromebooks, em smartphones Android conectados a um monitor externo. O projeto teria sido apresentado a fabricantes em um evento fechado. Por enquanto, não se sabe qual será a aplicação prática.

As informações foram obtidas pelo site Android Authority. Segundo a publicação, o Google usou uma build especial do Chromium OS (versão de código aberto do ChromeOS), identificada pelo codinome interno “ferrochrome”. A compilação foi executada pelo Android Virtualization Framework, que permite rodar códigos mais instáveis com segurança.

Smartphone Pixel 8
Pixel 8 foi o smartphone escolhido para demonstração (Imagem: Reprodução / Google)

Ainda de acordo com a reportagem, a demonstração foi feita usando um Pixel 8 conectado a um monitor externo (o aparelho ganhou suporte a este tipo de conexão em uma atualização recente).

ChromeOS no Android pode concorrer com Dex

De acordo com as fontes ouvidas pelo Android Authority, o Google não revelou nenhum plano comercial para usar o “ferrochrome” ou outra implementação do tipo.

Seja como for, a ideia de conectar o celular a um monitor e usá-lo como computador não é nova. A Samsung já faz isso há anos com o DeX, e a Motorola criou o Ready For para a linha Edge.

Motorola Edge 30 com Ready For (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Motorola Edge 30 tem modo PC graças ao recurso Ready For (Imagem: Darlan Helder / Tecnoblog)

Se este for o caminho do Google para a linha Pixel, pode ser um concorrente interessante para quem procura este tipo de flexibilidade. Outro cenário seria a empresa fornecer as ferramentas para as fabricantes implementarem este recurso.

Android se aproximou do ChromeOS e do Windows

Ao longo dos anos, Android e ChromeOS, os dois sistemas desenvolvidos pelo Google, foram se aproximando. O Chromebook consegue controlar várias configurações do smartphone e até mesmo rodar apps de Android, por exemplo.

A integração do Android com o Windows também melhorou. Com o programa Vincular ao Celular, dá para receber mensagens, chamadas e notificações do smartphone no Android, bem como acessar às fotos do aparelho, entre outras vantagens.

Com informações: Android Authority

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados