TikTok passa a usar o ChatGPT para gerar respostas de texto

Rede social está testando novo snippet na seção de pesquisa. Usuários poderão ver texto gerado pelo ChatGPT no resultado da busca

Felipe Freitas
Por
TikTok
TikTok começa a mostrar respostas feitas por IA no resultado das buscas (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O TikTok começou a exibir respostas textuais geradas pelo ChatGPT no resultado de sua buscas. A novidade é um teste da rede social para melhorar a experiência do usuário nas pesquisas dentro da plataforma. O recurso, até o momento, é chamado de AI Search Highlights: destaque de busca por IA em tradução direta.

O Tecnoblog tentou visualizar as respostas feitas pelo ChatGPT no TikTok. Contudo, o recurso não parece estar disponível para o Brasil — o que não chega a ser novidade, visto que geralmente ficamos de fora desses testes na rede social. Segundo o The Verge, o existe ainda a possibilidade de apenas algumas buscas contarem com respostas geradas por IA.

Na página que traz mais informações sobre o recurso, é informado que os destaques feitos pelo ChatGPT são mostrados apenas quando o algoritmo julga que a resposta será relevante para o usuário. Na imagem publicada pelo site The Verge, a busca mostra uma receita de pudim. A funcionalidade lembra bastante o snippet de resultado feito por IA do Copilot no Bing e do SGE do Google.

(Imagem: Reprodução/The Verge)
TikTok está mostrando respostas geradas pelo ChatGPT no resultado das buscas (Imagem: Reprodução/The Verge)

TikTok investindo na ferramenta de busca

A novidade em testes pelo TikTok é mais uma ferramenta para melhorar as buscas na plataforma. No ano passado, a rede social passou a exibir links do Google, do IMDB e da Wikipédia entre os resultados.

No caso do Google, os usuários veem um botão que sugere aos usuário seguir com a pesquisa no buscador. A parceria entre as duas empresas segue um hábito da geração Z, que utiliza mais o TikTok como ferramenta de busca do que o Google.

Já a parceria com a Wikipédia traz cartões com informações resumidas sobre o que o usuário está pesquisando. Esses snippets foram liberados apenas para alguns assuntos (assim como a resposta feita pelo ChatGPT).

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados