ChromeOS terá integração com o Microsoft 365 para acessar arquivos na nuvem

Google se aproxima da suíte de escritório Microsoft 365 para que você não tenha mais dor de cabeça ao abrir e editar arquivos do OneDrive pelo ChromeOS

Bruno Gall De Blasi
Por
Integração vai facilitar acesso ao OneDrive e aos arquivos do Microsoft 365 no ChromeOS (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Donos de Chromebooks poderão utilizar suas contas do Microsoft 365 com mais tranquilidade. Nesta sexta-feira (27), o Google revelou uma futura integração entre a suíte de produtividade da Microsoft e o ChromeOS. A medida tem como objetivo facilitar o acesso e a edição de arquivos hospedados no OneDrive.

Os detalhes foram revelados em um comunicado na comunidade de testes do sistema operacional do Google (ChromeOS Beta Community), que vem instalado nos Chromebooks.

Em nota, o Google ressaltou que os usuários do Microsoft 365 já podem utilizar o Progressive Web App (PWA) para editar apresentações de slides, documentos e planilhas pelo PowerPoint, Word e Excel. Todavia, isto pode ficar ainda melhor.

“Teremos ainda este ano uma nova integração no ChromeOS, facilitando a instalação do app e a abertura de arquivos”, anunciaram.

Explorador do ChromeOS será integrado ao Microsoft 365

Essa integração funcionará pelo explorador de arquivos do ChromeOS. De acordo com a equipe do Google, quem instalar o app do Microsoft 365 poderá integrá-lo ao sistema, facilitando o acesso aos seus arquivos.

Toda essa medida tende a oferecer uma experiência similar ao que já acontece com o Google Drive. Afinal, os arquivos hospedados na nuvem da Microsoft poderão ser acessados pela barra lateral do explorador, como se já estivessem guardados no próprio computador.

Integração do ChromeOS com o Microsoft 365 (Imagem: Divulgação/Google)
Integração do ChromeOS com o Microsoft 365 (Imagem: Divulgação/Google)

Segundo o Google, os arquivos serão movidos para o OneDrive ao abrir no app Microsoft 365.

Ou seja, não é preciso entrar no site do OneDrive: basta utilizar os próprios recursos nativos do ChromeOS. O Google, no entanto, não especificou se esta integração também vai funcionar cos documentos guardados no SharePoint.

Além disso, os usuários vão receber uma configuração guiada para ajudar a instalar o app web do Microsoft 365 e a conexão do OneDrive ao explorador de arquivos do Chromebook.

Esta mudança, por outro lado, ainda não tem uma data exata para ser liberada ao público. No comunicado, o Google apenas informou que os detalhes para a estreia serão revelados “nos próximos meses”.

“Para aqueles em nossos canais de desenvolvimento e beta, você poderá testar a implementação ainda mais cedo, então fique de olho”, ressaltaram.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados