Microsoft mostra como a entrada para fones poderia ocupar menos espaço

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

A entrada tradicional para fone de ouvido está, pouco a pouco, sendo eliminada dos smartphones. Empresas como Apple, Google, Motorola e HTC vêm seguindo essa tendência para atingir espessuras mais finas — e, de quebra, vender acessórios Bluetooth.

E se fosse possível manter a entrada de 3,5 mm mesmo em espessuras menores? É o que a Microsoft demonstra em uma patente concedida recentemente nos EUA.

A empresa recebeu uma patente para um conector P2 que consegue se expandir. Sem o fone, ele fica nivelado com a traseira do aparelho. Encaixe o plugue, e a entrada se expande para acomodá-lo.

Apenas um lado teria os pontos elétricos de contato para se conectar ao fone. A Microsoft propõe três maneiras de fazer isso: usar uma membrana flexível e macia…

… usar um material plissado mais rígido que pode se expandir…

… ou expandir os dois lados do conector para dar espaço ao plugue.

Isso mostra que, com algum esforço, é possível adotar uma entrada tradicional para fone de ouvido… desde que você pague os royalties da patente para a Microsoft. Ela provavelmente não vai usar essa solução para smartphones, porque não atua mais nesse mercado.

Com informações: The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados