Não é incomum termos que lidar diretamente com arquivos e pastas no Android, mas a plataforma móvel do Google nunca teve um bom gerenciador de arquivos nativo — cabia ao usuário instalar um aplicativo de terceiro ou utilizar uma solução desenvolvida pela fabricante do smartphone. Agora, o Google revelou seu próprio gerenciador de arquivos: o Files Go.

O Files Go ainda não aparece para a maioria dos usuários, mas é possível encontrá-lo em uma página da Play Store no cache do Google. As imagens mostram um aplicativo bem completo: além das funções básicas de um gerenciador (copiar, mover, renomear e excluir), é possível limpar caches de aplicativos, encontrar arquivos compartilhados em apps de mensagens (como o WhatsApp) e até deletar fotos duplicadas.

Mas o Files Go não é um gerenciador de arquivos tradicional. Como explica o gHacks: “ele não te deixa acessar qualquer pasta; ele mostra pastas comuns, downloads, arquivos ou vídeos recebidos, e te dá acesso direto apenas a esses itens”. Pelo menos existem alguns recursos bacanas, como compartilhar arquivos com outro Android por meio do Wi-Fi, sem necessidade de conexão à internet.

Enquanto o Google não libera o Files Go para todos, você pode baixá-lo em sites de terceiros (por sua conta e risco), como o APKMirror; o download tem apenas 5,4 MB.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados