OnePlus esquece de desinstalar app que funciona como backdoor nos smartphones

Ferramenta de diagnóstico da Qualcomm abre brecha de segurança e não deveria chegar aos produtos finais

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

A Qualcomm libera para as fabricantes de smartphones um aplicativo de diagnóstico chamado EngineerMode, que permite testar os componentes de hardware do aparelho. Mas ele é tão poderoso que pode dar acesso root a qualquer um, sem necessidade de desbloquear o bootloader, abrindo uma potencial brecha de segurança. E a OnePlus esqueceu de removê-lo de seus dispositivos.

O EngineerMode é uma ferramenta utilizada somente durante o processo de fabricação e testes do aparelho — ela não deveria chegar aos consumidores. No entanto, usuários descobriram que os modelos OnePlus 2, 3, 3T e 5 possuem o aplicativo pré-instalado (na verdade, esquecido pela empresa). O Tecnoblog confirma que uma unidade do OnePlus 3T tem a ferramenta.

O usuário fs0c131y analisou a ferramenta e descobriu que um dos recursos do EngeineerMode é liberar acesso root, permitindo que um hacker faça ataques sofisticados no aparelho, como instalar um malware espião sem que o usuário perceba. A função é protegida por senha, mas obviamente já fizeram engenharia reversa para descobrir qual era a combinação secreta: “Angela”.

Verificar se você está vulnerável é fácil: acesse a tela de aplicativos instalados, marque a opção “Mostrar aplicativos do sistema” e procure pelo EngineerMode. O Hacker News explica um truque para resolver o problema: no terminal do ADB, desative o EngineerMode com “setprop persist.sys.adb.engineermode 0” e a função de root com “setprop persist.sys.adbroot 0”, ou tecle *#8011# no aplicativo de telefone.

O CEO da OnePlus, Carl Pei, informou no Twitter que a empresa está analisando o caso. Não é a primeira vez que a fabricante chinesa se envolve em uma polêmica no software: em outubro, ela foi acusada de capturar dados privados sem o consentimento dos usuários, negou a falha de privacidade e depois voltou atrás, limitando a coleta de informações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados