Enquanto o 5G não chega, a Qualcomm anunciou nesta quarta-feira (14) seu modem mais avançado para conexões 4G. O Snapdragon X24 estará dentro de smartphones lançados a partir de 2019 e atinge velocidades de download de até 2 Gb/s e upload de até 316 Mb/s.

O novo modem da Qualcomm será o primeiro chip do mercado fabricado em processo FinFET de 7 nanômetros e é mais um passo antes do lançamento do Snapdragon X50, que suporta redes móveis de quinta geração e chega a 5 Gb/s.

O X24 atinge dois gigabits por segundo de download (quase o dobro do 1,2 Gb/s do antecessor, o X20) por meio da agregação de até sete frequências de LTE (!). Isso é feito tanto com espectro licenciado (como as faixas de 700, 1.800 e 2.600 MHz que temos no Brasil) quanto com o Licensed Assisted Access (LAA), que aproveita canais desocupados em 5 GHz.

Ainda não existem redes 4G capazes de oferecer 2 Gb/s no mundo, mas elas parecem menos distantes que o 5G, que só ganhou sua primeira especificação oficial em dezembro. No Brasil, as operadoras agregam até três frequências no 4G (700, 1.800 e 2.600 MHz), chamando isso comercialmente de 4G+ ou 4.5G, e a Claro testa uma rede de 1 Gb/s.

O modem ultrarrápido da Qualcomm será demonstrado no final do mês, durante a Mobile World Congress em Barcelona, e deve chegar aos primeiros smartphones no começo de 2019.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados