No ano passado, o YouTube removeu milhares de vídeos que diziam ser voltados para crianças, mas que eram totalmente inadequados. Um deles mostrava o Mickey atropelado por um carro; outro tinha a Peppa Pig bebendo água sanitária.

Este ano, descobriu-se que o YouTube Kids — app que deveria filtrar conteúdo impróprio para crianças — estava recomendando teorias da conspiração. Isso inclui vídeos sobre Terra plana, “provas” de que o pouso na Lua foi forjado, entre outros.

Por isso, o YouTube Kids foi atualizado esta semana para limitar seu filho apenas a conteúdo aprovado por humanos.

Há um acervo de canais confiáveis sobre assuntos como artes, música, esportes e educação. Entre os parceiros, estão a Vila Sésamo e a UNICEF. Basta ir a Configurações de Perfil e selecionar o que a criança poderá ver. “Continuaremos adicionando mais parceiros no decorrer do tempo”, diz o Google.

Além disso, se você desativar a pesquisa no YouTube Kids — o que já era possível antes — seu filho só poderá ver vídeos de canais aprovados pela equipe do Google. Antes, o algoritmo podia recomendar qualquer conteúdo do catálogo, e acabava deixando passar teorias da conspiração.

E, “ainda este ano”, será possível escolher exatamente quais vídeos e quais canais ficarão disponíveis para seus filhos no aplicativo. O YouTube pede que, até lá, os pais denunciem vídeos impróprios.

Com informações: YouTube.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados