O Windows 10 recebe duas atualizações por ano. Em 2017, tivemos o Creators Update e o Fall Creators Update. Desta vez, a Microsoft está anunciando o “April 2018 Update”.

Esta atualização será distribuída gratuitamente para todos os usuários do Windows 10 a partir da próxima segunda-feira (30). Acreditava-se que ela iria se chamar “Spring Creators Update”, seguindo a mesma lógica das versões anteriores, mas o esquema de nomes foi alterado. Estes são os destaques.

A Linha do Tempo permite abrir o que você estava usando em um momento específico do passado, incluindo programas, arquivos e abas do Edge. Você pode voltar até 30 dias no tempo. É possível ativá-la clicando em Visão de Tarefas, ao lado do botão Iniciar; ou usando o atalho Windows + Tab.

Além disso, é possível continuar no PC o que você estava fazendo nos aplicativos do Office ou no Edge para iOS e Android. Basta estar logado com sua conta da Microsoft.

A “Assistência de foco”, novo nome para o “Não incomodar”, dá maior controle sobre as notificações do Windows 10. Indo em Configurações > Sistema, você pode escolher os horários em que elas não serão exibidas (entre 23h e 7h do dia seguinte, por exemplo).

Além disso, a Assistência de Foco pode ser ativada sempre que você duplicar a tela (para não interromper apresentações); e quando você estiver em um jogo DirectX em tela cheia. E é possível criar uma lista prioritária de apps e contatos que podem “furar” esse bloqueio.

O Microsoft Edge também ganhou algumas novidades para reduzir distrações. Por exemplo, você pode clicar no ícone de áudio para desativar o som de uma aba; e pode ler livros e PDFs em tela cheia.

Além disso, o Edge agora pode salvar dados de formulário, como seu nome, endereço e cartão de crédito. Também é possível imprimir páginas da web removendo elementos desnecessários.

Com o Compartilhamento Próximo, é possível enviar arquivos para PCs próximos via Bluetooth. Ambos precisam rodar o April 2018 Update e ter o recurso ativado na Central de Ações.

Então, basta abrir um programa compatível — como Microsoft Edge, Fotos ou Explorador de Arquivos — e clicar com o botão direito em um arquivo. Escolha Compartilhar, selecione um PC nas proximidades, e espere o destinatário aceitar a transferência.

A Microsoft também menciona o Ditado, que transcreve sua voz em qualquer campo de texto no Windows 10 ou em um app. Use o atalho de teclado Win + H, e comece a falar.

Se você usa uma caneta stylus, pode escrever diretamente em campos de texto. O que você inserir será reconhecido e convertido automaticamente:

Há algumas novidades adicionais. O “Visualizador de dados de diagnóstico” mostra os dados de telemetria que a Microsoft coleta sobre seu PC; o Windows ML dá uma plataforma de aprendizado de máquina para desenvolvedores; e o modo Ultimate Performance oferece o máximo de desempenho possível no Windows 10 Pro for Workstations.

Se você estava esperando pelas abas no Explorador de Arquivos e em outros apps, melhor esperar mais um pouco. Isso deve ser lançado apenas na próxima atualização — codinome Redstone 5 — em algum momento do segundo semestre.

Com informações: Microsoft.

Receba mais sobre Windows 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados