Apple apresenta watchOS 5 com foco na saúde dos usuários

E Apple TV ganha suporte a som Dolby Atmos

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Depois de anunciar o iOS 12 na WWDC, a Apple apresentou aos desenvolvedores as novidades do watchOS 5. De acordo com a empresa, a nova versão do sistema operacional terá a missão de incentivar os usuários a praticarem mais exercícios.

Para isso, o novo watchOS ganhou um recurso que cria competições semanais entre amigos. A ideia é estimular as atividades físicas por meio de notificações, que mostram como as outras pessoas estão se saindo. Ao fim de cada semana, o sistema faz um balanço de quem teve o melhor desempenho.

O sistema oferece suporte para mais tipos de atividades físicas, como ioga e trilha, e exibe mais detalhes sobre seu desempenho ao criar etapas dentro de um exercício. Com isso, ele mostra sua velocidade durante diferentes momentos de uma caminhada, por exemplo.

Outra novidade no watchOS 5 são os alertas de início. Eles ajudam o sistema a identificar automaticamente quando você está iniciando ou finalizando uma atividade para iniciar o cronômetro com mais rapidez.

A Siri recebeu suporte a mais apps de terceiros, e também aos atalhos apresentados no iOS 12. Além disso, a assistente dispensa o famoso “E aí, Siri” para começar a funcionar. Agora, é preciso apenas levantar o braço e falar algum comando.

O sistema ganhou notificações interativas, que permitem realizar ações logo ao receber um alerta. De acordo com os exemplos mostrados durante a apresentação, o relógio é capaz de realizar check-in em um voo, alterar o horário de uma reserva, e realizar pagamentos pelo Apple Pay com mais agilidade.

O watchOS 5 também é capaz de abrir sites com visual otimizado para o relógio inteligente, e ganhou o app Podcasts.

E há um novo aplicativo para você se comunicar com amigos e familiares: o Walkie-Talkie. Ele permite enviar mensagens de voz curtas com a ajuda de Wi-Fi, 3G e 4G.

No mês do orgulho LGBT+, a Apple aproveitou para apresentar novos papel de parede e pulseiras em nylon com as cores do arco-íris. O acessório chegará ao Brasil até o final da semana. O Apple Watch com conexão 4G também será lançado por aqui, custando a partir de R$ 3.199.

Dolby Atmos no tvOS 12

Para o tvOS 12, a principal novidade é o suporte ao Dolby Atmos, que oferece som mais realista em filmes, para o Apple TV 4K. Suas antigas compras do iTunes Movies deverão ser atualizadas gratuitamente para receber o novo padrão de áudio.

Com a novidade, o Apple TV 4K passa a ser o único aparelho de streaming a contar tanto com o Dolby Atmos, quanto com o Dolby Vision HDR. O dispositivo também deixa de exigir o login em aplicativos. Ele reconhecerá que você está usando sua rede de internet e dará acesso a todos os aplicativos, sem pedir nenhuma senha.

Para os usuários nos Estados Unidos, a Apple anunciou que até o final do ano iniciará uma parceria com a Charter Spectrum, uma das maiores empresas de TV por assinatura do país. O objetivo é exibir canais convencionais e conteúdo sob demanda na Apple TV.

Quando as novidades serão liberadas?

Para desenvolvedores, o watchOS 5 e o tvOS 12 estão disponíveis a partir desta segunda-feira (4). Os usuários deverão receber a versão final dos dois sistemas partir de setembro. No caso do watchOS 5, a atualização será liberada para Apple Watch Series 1 e superiores. Para obter a atualização no relógio, é preciso ter o iOS 12 no iPhone 5s ou mais recente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados