Android vai permitir que você use aplicativo durante sua atualização

A nova API do sistema operacional também é capaz de bloquear aplicativo para forçar a atualização

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Android tem duas soluções para que desenvolvedores e usuários mantenham os aplicativos em suas versões mais recentes. Ambas estão em uma nova API do sistema operacional, que muda a forma como as atualizações são realizadas.

Uma das alternativas é a atualização flexível, em que o aplicativo segue em funcionamento enquanto é atualizado. O sistema baixa a atualização em segundo plano e você só precisa reiniciar o aplicativo após as mudanças serem instaladas.

API do Android para atualização de aplicativos

Outra opção é a chamada atualização imediata, que permite forçar a instalação de uma versão mais recente do aplicativo. Esse método ocupa toda a tela do aplicativo e é voltado para correções de segurança e outras atualizações importantes.

A nova API foi apresentada durante o Android Developer Summit, um evento para desenvolvedores realizado em Mountain View, na Califórnia. Na mesma conferência, o Google revelou que o Android será compatível de forma nativa com telas dobráveis.

Inicialmente, a API será oferecida a um grupo restrito de desenvolvedores. O Google afirma que ela será liberada para todos em breve, mas não informou quando isso acontecerá.

Apps terão apenas o necessário para o seu dispositivo

O Android também possui uma nova forma de reduzir o espaço ocupado pelos aplicativos na memória dos aparelhos. De acordo com o Google, eles estão em média cinco vezes maiores em comparação ao que existia em 2012.

Isso faz com que os apps mais pesados sejam instalados em menos dispositivos e sejam os primeiros a serem desinstalados quando toda a memória está ocupada. Para liberar espaço em smartphones e tablets, a empresa criou o Android App Bundle.

Trata-se de um método em que o aplicativo instala somente os conteúdos necessários para funcionar no seu aparelho. A solução consegue reduzir o tamanho do app em 35% e já está sendo implementada em aplicativos como YouTube, Google Maps, Google Fotos e Google News.

Com informações: Google, SlashGear, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados