Microsoft libera atualização de outubro do Windows 10 para usuários avançados
Windows 10 October 2018 Update está totalmente para usuários experientes que selecionem opção "Verificar se há atualizações"
O Windows 10 está recebendo bem lentamente a atualização de outubro. A Microsoft avisa que o October 2018 Update agora está totalmente disponível para usuários avançados, isto é, que selecionem manualmente a opção “Verificar se há atualizações” do Windows Update. O sistema teve um bug, já corrigido, que apagava arquivos do PC.
- Microsoft confirma que Edge terá suporte às extensões do Google Chrome
- Nova geração do Xbox tem codinomes Anaconda e Lockhart
A atualização de outubro do Windows 10 foi suspensa até que essa falha grave fosse resolvida. O October 2018 Update voltou ao ar em novembro, mas apenas para usuários experientes: era necessário ir até Configurações > Atualização e Segurança e clicar em Verificar se há atualizações.
Ainda assim, nem todo mundo conseguia baixá-lo. Eu tenho um notebook da HP com a atualização de abril (versão 1803) e, mesmo seguindo os passos acima, a Microsoft não me entregava o update mais recente (versão 1809). Não havia nenhum programa incompatível instalado, tal como versões antigas do iCloud.
Isso mudou nesta semana: cliquei em “Verificar se há atualizações” e o laptop está baixando a atualização. Estou torcendo pelo melhor: eu tenho o October 2018 Update instalado em outro computador, dentro do programa Insider, e tudo vem funcionando normalmente.
Microsoft atualiza Windows 10 mais devagar desta vez
Nem todo mundo pode dizer o mesmo. Em alguns casos, o Bloco de Notas e outros programas Win32 não podiam ser definidos como padrão; a Barra de Busca no Windows Media Player deixava de funcionar; e o iCloud tinha problemas ao atualizar ou sincronizar álbuns compartilhados. Esses bugs já foram corrigidos.
No entanto, a Microsoft ainda bloqueia a atualização de outubro se o computador tiver:
- alguns drivers de gráficos da Intel (24.20.100.6344, 24.20.100.6345);
- VPN da F5 Networks;
- antivírus Worry-Free Business Security da Trend Micro;
- placa de vídeo AMD Radeon HD 2000 ou HD 4000.
Como nota o Ars Technica, a Microsoft ainda não está “forçando” os computadores a atualizar para o October 2018 Update. Sim, a empresa acabou estourando o prazo (é dezembro!), mas ela vem sendo cautelosa para evitar bugs graves como o que apagava arquivos nas pastas Documentos e Imagens.