Microsoft libera atualização de outubro do Windows 10 para usuários avançados

Windows 10 October 2018 Update está totalmente para usuários experientes que selecionem opção "Verificar se há atualizações"

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Jason Pettus/Flickr

O Windows 10 está recebendo bem lentamente a atualização de outubro. A Microsoft avisa que o October 2018 Update agora está totalmente disponível para usuários avançados, isto é, que selecionem manualmente a opção “Verificar se há atualizações” do Windows Update. O sistema teve um bug, já corrigido, que apagava arquivos do PC.

A atualização de outubro do Windows 10 foi suspensa até que essa falha grave fosse resolvida. O October 2018 Update voltou ao ar em novembro, mas apenas para usuários experientes: era necessário ir até Configurações > Atualização e Segurança e clicar em Verificar se há atualizações.

Ainda assim, nem todo mundo conseguia baixá-lo. Eu tenho um notebook da HP com a atualização de abril (versão 1803) e, mesmo seguindo os passos acima, a Microsoft não me entregava o update mais recente (versão 1809). Não havia nenhum programa incompatível instalado, tal como versões antigas do iCloud.

Isso mudou nesta semana: cliquei em “Verificar se há atualizações” e o laptop está baixando a atualização. Estou torcendo pelo melhor: eu tenho o October 2018 Update instalado em outro computador, dentro do programa Insider, e tudo vem funcionando normalmente.

Microsoft atualiza Windows 10 mais devagar desta vez

Nem todo mundo pode dizer o mesmo. Em alguns casos, o Bloco de Notas e outros programas Win32 não podiam ser definidos como padrão; a Barra de Busca no Windows Media Player deixava de funcionar; e o iCloud tinha problemas ao atualizar ou sincronizar álbuns compartilhados. Esses bugs já foram corrigidos.

No entanto, a Microsoft ainda bloqueia a atualização de outubro se o computador tiver:

  • alguns drivers de gráficos da Intel (24.20.100.6344, 24.20.100.6345);
  • VPN da F5 Networks;
  • antivírus Worry-Free Business Security da Trend Micro;
  • placa de vídeo AMD Radeon HD 2000 ou HD 4000.

Como nota o Ars Technica, a Microsoft ainda não está “forçando” os computadores a atualizar para o October 2018 Update. Sim, a empresa acabou estourando o prazo (é dezembro!), mas ela vem sendo cautelosa para evitar bugs graves como o que apagava arquivos nas pastas Documentos e Imagens.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados