Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Mozilla promete que Thunderbird ficará mais rápido e mais bonito

As metas incluem até a contratação de mais funcionários para dar conta de entregar cada um dos pontos prometidos

André Fogaça

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Thunderbird, cliente de e-mail da Mozilla e que é muito menos famoso do que o navegador Firefox, começou o ano de 2019 com a promessa de melhorar radicalmente o programa. Os objetivos para o curto prazo ficam em melhorias na velocidade e na facilidade de uso.

Para chegar nas melhorias prometidas, a fundação Mozilla colocou mais engenheiros dedicados para o Thunderbird – o objetivo é de ter 14 pessoas trabalhando o tempo todo apenas para este programa. Para trabalhar na velocidade, estes funcionários farão melhorias onde há lentidão e até reescreverão parte do código mais fundamental do aplicativo.

Em facilidade de uso o principal ponto que receberá melhorias é a integração do Thunderbird com o Gmail, com a adição de recursos que funcionam de forma nativa no cliente de e-mail do Google – como é o caso dos marcadores, que funcionam como pastas na versão web do e-mail do gigante das buscas.

Além disso, a fundação promete que integrará o sistema de notificações do Thunderbird com o sistema nativo dos computadores, o que deixa a notificação com visual mais natural do PC ou Mac. Sem mudar cor, fonte ou visual.

Por fim, a promessa de melhoria geral esbarra na encriptação de mensagens que circulam dentro do programa. Este ponto é tão importante para o ano de 2019, que um engenheiro especializado em segurança e privacidade foi contratado para tocar o barco neste sentido.

Ainda não há data prevista para que cada uma das promessas entre em uma versão estável do Thunderbird, mas é bom ver que o cliente de e-mail está crescendo e receberá a devida atenção, principalmente na velocidade e na privacidade.

Com informações: Mozilla e TechCrunch.