Início / Notícias / Celular /

Bluetooth 5.1 permite saber a direção do emissor do sinal

A precisão da localização está na casa dos centímetros e pode ser útil em lojas, museus e aeroportos

André Fogaça

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A Bluetooth SIG, organização responsável pelo padrão utilizado em conexões Bluetooth, divulgou detalhes sobre a versão 5.1 deste tipo de transmissão de dados em curta distância. A maior novidade fica por conta do sistema de localização, que permitirá ao dispositivo que recebe os dados saber a exata direção do emissor. Traduzindo: ele vai te dizer onde está o gadget que você perdeu.

Atualmente o Bluetooth só diz se o emissor está perto ou longe do receptor, sem detalhar a posição. Com o Bluetooth 5.1, dispositivos compatíveis com a tecnologia poderão enviar a localização exata, com precisão de centímetros, para outro aparelho. É a diferença de saber se o smartwatch está perto, para saber em qual das almofadas do sofá ele se escondeu.

Outra função deste tipo de conexão com localização é o posicionamento dentro de um prédio, onde o GPS tem dificuldade de trabalhar. Quando implementada a tecnologia, será possível traçar uma rota precisa dentro de um museu, ou encontrar um produto dentro de uma loja, sabendo em qual prateleira ele está.

Se você ficou animado, calma jovem. Os parâmetros do Bluetooth 5.1 acabaram de chegar aos desenvolvedores, o que inclui fabricantes. Ainda levará tempo para os primeiros produtos compatíveis chegarem ao mercado, seja por smartphones, computadores, televisores, relógios inteligentes ou patinetes elétricos.

Com informações: Bluetooth.