Windows 7 é atualizado para avisar que suporte acaba em janeiro de 2020

Microsoft sugere migrar para Windows 10; Windows 7 ainda está presente em 38,41% dos computadores

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 5 meses

O Windows 7 está recebendo uma atualização que inclui um aviso para seus usuários: o suporte será encerrado em 14 de janeiro de 2020. Isso significa que o sistema não receberá updates gratuitos de segurança e poderá ficar vulnerável a ataques. Há um link no qual a Microsoft recomenda migrar para o Windows 10.

O TechCrunch mostra como será o aviso exibido aos usuários a partir de 18 de abril: “após 10 anos, o suporte para o Windows 7 está se aproximando do fim”. Ele não menciona o Windows 10, mas tem um link que oferece detalhes sobre a migração. E como prometido pela Microsoft, há um botão “não lembrar novamente” para que a mensagem não volte a ser exibida.

“14 de janeiro de 2020 é o último dia em que a Microsoft vai oferecer atualizações de segurança e suporte técnico para computadores rodando Windows 7”, diz o aviso. “Sabemos que mudanças podem ser difíceis, por isso estamos entrando em contato mais cedo para ajudar você a fazer backup de seus arquivos e se preparar para o que vem a seguir.”

Microsoft sugere comprar PC novo com Windows 10

O link para o site da Microsoft diz que será possível continuar usando PCs com Windows 7 sem atualizações de segurança, mas “haverá um risco maior de encontrar vírus e malware”.

Por isso, ela recomenda migrar para o Windows 10. A empresa vai além e sugere que os usuários comprem outro PC: “a melhor maneira de experimentar o Windows 10 é em um novo computador. Embora seja possível, não é recomendado instalar o Windows 10 em seu dispositivo mais antigo”.

A Microsoft menciona a questão de segurança para convencer empresas a migrarem para o Windows 10. No entanto, clientes corporativos poderão pagar por updates estendidos do Windows 7 até 2023: eles custarão entre US$ 25 e US$ 200 por PC.

De acordo com o NetMarketShare, o Windows 10 está presente em 40,3% dos computadores ligados à internet, contra 38,41% do Windows 7.

O Windows 8.1 continuará recebendo atualizações até 10 de janeiro de 2023. Ele tem participação de 4,37%. Enquanto isso, o Windows XP — cujo suporte estendido acabou em 2014 — ainda corresponde a 3,34% dos usuários de internet.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais sobre Windows 7 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. Começou no TB em 2017 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia, e hoje coordena um time de editores-assistentes e a rotina das editorias. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados