iOS 13 beta tem função que “corrige” desvio de olhar no FaceTime

Em teste, função do FaceTime simula "olho no olho" quando usuário não estiver olhando para a câmera

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
FaceTime

O contato olho a olho é importantíssimo para os humanos. Talvez seja por isso que a Apple introduziu um recurso curioso na última versão beta do iOS 13: uma função que usa realidade aumentada para “corrigir” o olhar de participantes de uma conversa no FaceTime.

A premissa básica do FaceTime e outras ferramentas de videoconferência é permitir que você se comunique com outra pessoa como se estivesse de frente à ela. O problema é que, nesse tipo de comunicação virtual, é comum que uma das partes olhe para a tela do celular em vez de fixar os olhos na câmera.

Eis o efeito: muitas vezes, parece que a pessoa não está olhando para você. Chega a ser paradoxal, afinal, ela está vendo o seu rosto no celular dela. Seja como for, a Apple decidiu remediar esse “desvio de atenção” não intencional.

Chamado de FaceTime Attention Correction, o recurso usa o ARKit 3 (versão mais recente da plataforma de realidade aumentada da Apple) para identificar as pupilas do usuário e, em tempo real, reposicionar o olhar na tela de modo a fazer a pessoa do outro lado ter impressão de estar em uma conversa olho a olho o tempo todo.

Basicamente, o ARKit 3 determina a posição do rosto usando um mapa de profundidade e, em seguida, reposiciona virtualmente as íris usando aprendizagem de máquina.

A novidade funciona bem, mas não está livre de inconsistências (ainda não) — é por isso, talvez, que a função vem desativada por padrão. Mike Rundle e Dave Schukin, dois desenvolvedores que estão testando a funcionalidade, observam que ela pode falhar, ainda que levemente, caso um objeto seja movido em frente aos olhos, como mostra este tweet:

De qualquer forma, o FaceTime Attention Correction já pode ser testado por quem tiver baixado a última versão beta do iOS 13 ou do iPadOS 13. O recurso só é compatível com aparelhos equipados com chip A12 Bionic ou A12X Bionic, como o iPhone XR, o iPhone XS e a linha iPad Pro.

Com informações: VentureBeat.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados