Elon Musk promete túnel curvo para próxima competição de Hyperloop

A extensão do túnel usado na competição de Hyperloop passará de 1,6 km para 10 km, segundo o empresário

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Elon Musk (Foto: TUM Hyperloop Team)
Elon Musk durante a competição de Hyperloop (Foto: TUM Hyperloop Team)

Elon Musk pretende aumentar a dificuldade da competição de Hyperloop realizada anualmente com estudantes de engenharia. Segundo o empresário, o túnel do próximo campeonato será mais longo e contará com uma curva.

O túnel usado este ano era reto e tinha 1,6 km de extensão. Musk anunciou no Twitter que, no próximo ano, ele terá 10 km. O objetivo, ao aumentar o comprimento da pista e incluir uma curva, é fazer com que o experimento fique mais próximo da vida real.

Apesar do anúncio, ainda não há detalhes sobre onde o novo túnel seria construído. A Boring Company, startup de Musk do setor de transporte, usou na última edição do torneio o espaço localizado em sua sede em Hawthorne, na Califórnia.

A competição foi vencida pela equipe TUM Hyperloop, que superou o próprio recorde do ano passado ao passar de 457 km/h para 463 km/h. O grupo atingiu a marca com um pod de 1,7 m de comprimento e 70 kg, inferior ao que será utilizado pela Boring Company.

O objetivo inicial era ainda mais ousado: atingir 600 km/h, aproximadamente metade da velocidade do som. Porém, ele teve de ser cancelado após um acidente com o pod usado pela equipe. Em tese, o Hyperloop é capaz de chegar a 1220 km/h.

Durante as finais da competição, realizadas no domingo (21), o presidente da Boring Company, Steve Davis, afirmou que o túnel usado atualmente suporta apenas 200 metros adicionais. Com o plano de construir um túnel quase seis vezes maior que o atual, a empresa precisará de alternativas.

Enquanto não as encontra, Musk já adiantou que pretende criar outra competição para estudantes: a de escavação de túneis. O empresário já afirmou que busca saídas para acelerar a perfuração e expandir o sistema de transporte mais rapidamente.

Pod da TUM Hyperloop (Foto: TUM Hyperloop Team)

O pod que venceu a competição é bem menor ao que será usado no Hyperloop (Foto: TUM Hyperloop Team)

Com informações: TechCrunch, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados