Notícias Aplicativos e Software

Google Maps com navegação para motos no Brasil

Trajeto leva em consideração o tempo de deslocamento das motos e evita locais de trânsito restrito

André Fogaça
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O Google anunciou hoje (26) que viagens de motos também poderão ser traçadas a partir do Google Maps. A novidade já existe em outros países e chega ao Brasil com o objetivo de otimizar o trajeto feito por motociclistas, com uma área reservada dentro do próprio aplicativo de mapas.

google maps rotas de motos

Este recurso já está presente em países como Índia, Hong Kong, Singapura, Taiwan e Tailândia. No Brasil a opção do trajeto por motos ajuda o motociclista a seguir pelo caminho que é permitido, já que algumas cidades impõe restrições para motos em algumas ruas – como é o caso das vias expressas das Marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo.

Outra vantagem é para pessoas que podem escolher entre seguir de moto ou de carro, já que a rota proposta respeita a forma como cada veículo circula e utiliza estes dados, junto de informações coletadas pelos próprios usuários, para dizer qual deles será mais rápido naquele momento.

Mais segurança nos táxis e apps de transporte

Junto da rota para motos, o Google também anunciou um novo recurso para o Google Maps, que é chamado de Viajar com segurança. Com ele o usuário traça a rota que quer fazer com um táxi ou motorista de aplicativo e será avisado se o motorista desviar para mais do que 500 metros da rota original, além de ter na tela um comparativo do tempo extra que o caminho atual levará.

Além disso, será possível compartilhar a rota e a localização atual com amigos ou contatos, para que outras pessoas acompanhem o percurso em tempo real.

Quando chega no Google Maps?

As rotas para motos já estão disponíveis no Brasil, mas por enquanto apenas para a versão do Google Maps que roda nos smartphones. O Viajar com segurança será liberado nos próximos dias.

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque