Rock in Rio 2019 terá Wi-Fi gratuito e testes de 5G

Festival, conectado pela Oi, promete Wi-Fi gratuito para usuários de qualquer operadora

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
rock-in-rio-palco-mundo-dia

O Rock in Rio é um dos maiores festivais de música do mundo e, além dos shows, também traz várias outras atrações. Para conectar os 385 mil m² da Cidade do Rock, o público terá acesso à rede de Internet da Oi gratuita via Wi-Fi em todo local, independentemente da operadora. Os 100 mil visitantes esperados, por dia de evento, também poderão participar de demonstrações da tecnologia 5G.

O Rock in Rio 2019 acontece nos dias 27, 28, 29 de setembro e em 3, 4, 5 e 6 de outubro. O festival fica na Cidade do Rock, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Wi-Fi gratuito para todas as operadoras

A operação da Oi promete entregar Wi-Fi de graça por 345 mil m² do Rock in Rio, incluindo o Palco Mundo. Para ajudar nessa missão ambiciosa (dada a quantidade de gente por dia), 56 quilômetros de cabos de fibra ótica foram implantados pela operadora, além de 550 hotspots. Para dar um reforço ainda maior nessa frente de batalha, pelo seu post no Instagram, também foram instaladas sete antenas de cobertura móvel 3G e 4G.

Além do Wi-Fi, a fibra ótica da Oi também será responsável pela iluminação e transmissão do som tanto do palco Mundo quanto do Sunset. O objetivo é tentar amplificar os shows para toda a Cidade do Rock com a menor latência possível. Vamos ver se, assim, a qualidade sonora sentida por quem não está tão próximo aos palcos melhora. Essa, inclusive, sempre foi uma das reclamações de parte do público, em edições anteriores.

rock-in-rio-oi

NOC (Network Operation Center), o centro de monitoramento da Oi / Foto: Vivi Werneck

A Oi está oferecendo links de dados de altíssima capacidade para o festival, totalizando – segundo a operadora – 30 GB. Para monitorar tudo isso, a empresa montou um centro de operações (próximo à arena da Game XP) para controlar todo esse serviço.

É bom deixar claro que são 30 GB para abastecer todo o evento: visitantes, parceiros, infraestrutura e logística. Se o sinal vai ficar realmente rápido, só testando na hora mesmo. No entanto, o fato de já ter algo do tipo disponível, pela primeira vez, já é um ponto positivo. Quem já foi a outras edições do Rock in Rio sabe que até para enviar uma mensagem, em horários de maior público, pode ser um pesadelo.

Como se conectar ao Wi-Fi gratuito do Rock in Rio

Para acessar o serviço gratuito, busque pela rede “Oi Wifi” no seu smartphone. Será necessário fazer um breve cadastro para começar a usar (mais ou menos como acontece em alguns aeroportos). Feito isso é só clicar em “Navegar”.

Vale lembrar que, como estamos falando de uma rede que será usada por centenas de pessoas, é sempre bom tomar alguns cuidados extras. É interessante usar algum serviço de VPN para garantir uma navegação mais segura.

Passeio virtual conectado via 5G

rock-in-rio-oi-fibra

O 5G ainda não chegou no Brasil, e ainda deve demorar um pouco, mas é possível degustar a quinta geração de conexão móvel na Cidade do Rock, mais especificamente num estande da Oi na Gameplay Arena by Game XP.

Quem passar por lá, além testar games como Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint, PES 2020, Star Wars: A Ascensão Skywalker e Call of Duty Mobile, também poderá fazer um passeio virtual numa bicicleta conectada via rede 5G. De frente para um videowall, o visitante poderá conhecer orla do Aterro do Flamengo (na Zona Sul do Rio).

Festival de 2019 ocupa quase 100% do Parque Olímpico

O Rock in Rio deste ano, de acordo com a organização, ampliou sua área ocupada e terá 60 mil metros quadrados a mais que na edição passada. No total, serão 385 mil m² de atrações para um público estimado de 100 mil pessoas por dia.

rock-in-rio-2019

Para fazer tudo isso funcionar, além da questão da conectividade que falamos anteriormente, foram necessários 30 mil kva de energia elétrica. Isso seria o equivalente a iluminar uma cidade de 50 mil habitantes.

A Cidade do Rock conta com 10 mil toneladas de equipamentos, além de 120 quilômetros de cabos de som, vídeo e força. Como o evento acontece em meio a uma área residencial, a organização afirma ter feito o devido controle de impacto de ruído no perímetro do local. Os vizinhos agradecem.

Aplicativo oficial ajuda a montar sua agenda

Para quem for ao festival, já está disponível para Android e iOS (iPhone) o aplicativo oficial do Rock in Rio 2019. Nele, você pode ver a agenda completa de todas as atrações por dia e ainda criar um roteiro do que quer assistir ou participar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Relacionados