Samsung, Motorola e Asus atualizarão celulares para Android 10 em 2019, diz Google

Google diz que Asus, LG, Motorola, Oppo, Samsung e Sony se comprometeram a atualizar alguns celulares este ano para Android 10

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android

De acordo com o Google, várias fabricantes de celular se comprometeram a atualizar alguns de seus celulares ainda em 2019: a lista inclui Asus, LG, Motorola, Oppo, Realme, Samsung, Sony e Vivo. O update já foi liberado para o Xiaomi Redmi K20 Pro e para smartphones da OnePlus e Nokia.

“Muitos fabricantes como Asus, LG, Motorola, Oppo, Realme, Samsung, Sharp, Sony, Transsion e Vivo se comprometeram a atualizar alguns de seus dispositivos para o Android 10 até o final do ano”, diz o Google em seu blog oficial.

A Asus liberou um beta público do Android 10 para o Zenfone 5Z; a LG fez o mesmo para o G8 ThinQ. A Motorola promete atualizar seus dispositivos que estão no programa Android One, como o Motorola One e One Vision, além do Motorola One Zoom e One Macro (que não têm updates garantidos pelo Google apesar do nome).

A Samsung vem testando o One UI 2 dentro de um programa beta para o Galaxy S10, S10+ e S10e em alguns países. Isso começou em 12 de outubro, “em comparação com 15 de novembro do ano passado” para o beta do Android 9 Pie, nota o Google. O Galaxy Note 10 e 10+ também serão contemplados em breve.

Android 10 chega mais rápido com Project Treble

O Essential Phone (PH-1) e o Xiaomi Redmi K20 Pro vendido na China e na Índia receberam a versão final do Android 10 no mesmo dia que a linha Google Pixel.

Também em setembro, o OnePlus 7 e OnePlus 7 Pro puderam instalar o OxygenOS 10 estável baseado no Android 10; enquanto o OnePlus 7T foi lançado já com essa versão. A fabricante está realizando o teste beta no OnePlus 6 e 6T; e promete atualizar o OnePlus 5 e 5T até o segundo trimestre de 2020.

O Nokia 8.1 começou a receber o Android 10 no início deste mês. A HMD Global publicou um cronograma para 17 celulares que têm atualização garantida.

O otimismo do Google em relação ao Android 10 está relacionado ao Project Treble, que divide partes do sistema em módulos para agilizar atualizações. Os efeitos já começaram a aparecer: 600 milhões de dispositivos rodavam o Android Pie um ano após seu lançamento, enquanto o Oreo chegou a 300 milhões de celulares e tablets um ano depois de ser liberado.

Com informações: Gizmochina.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados