Samsung Galaxy S10, S10+ e S10e recebem Android 10 com One UI 2.0 em beta

Samsung testa Android 10 com One UI 2.0 no Galaxy S10, S10+ e S10e; programa beta está disponível na Coreia, Alemanha e EUA

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy S10+ com Android 10

A Samsung disse que testaria o Android 10 com One UI 2.0 no Galaxy S10, S10+ e S10e “em breve”, e agora o programa beta está disponível em alguns países: a atualização traz novidades como um modo escuro melhorado, notificações que ocupam menos espaço na tela, gestos de navegação iguais aos do Google e uma ferramenta de bem-estar digital.

Nesta primeira fase, o programa beta da One UI 2.0 para a linha Galaxy S10 está disponível apenas na Coreia do Sul, Alemanha e EUA. Para participar, é necessário ter uma conta Samsung e acessar o app Samsung Members.

Em seu blog oficial, a Samsung explica que as notificações da One UI 2.0 ocupam menos espaço na tela para distraírem menos o usuário. O controle de volume também ficou mais fino e mais estreito. E a tela de bloqueio ajusta automaticamente a cor e o formato do relógio e das notificações para que o texto fique visível.

O modo noturno agora se chama modo escuro e traz algumas mudanças: ele ajusta o brilho das imagens, textos e cores na tela. Por exemplo, ao ativá-lo, o papel de parede também será escurecido:

Samsung One UI 2.0

A One UI 2.0 traz mais ferramentas de bem-estar digital: por exemplo, o modo foco permite pausar aplicativos temporariamente com o toque de um botão. É semelhante ao que o Google oferece em seu próprio aplicativo Bem-estar Digital.

Samsung One UI 2.0 traz gestos do Google para Android 10

O PhoneArena recebeu a atualização em um Galaxy S10+ e notou algumas novidades adicionais. O update tem o código de versão G975FXXU3ZSJ6 e traz o patch de segurança de outubro.

É possível escolher o sistema de navegação por gestos adotado pelo Google: deslize para cima a partir da borda inferior para ir à tela inicial; deslize para cima e segure para ver os apps recentes; e deslize a partir das laterais para voltar.

A aparência geral do One UI 2 não é muito diferente da One UI com Android Pie, mas há algumas alterações mais notáveis, como na interface da câmera:

Câmera na Samsung One UI 2.0

As notificações agora recomendam ações: por exemplo, quando você recebe um endereço através do WhatsApp, aparece um botão para abri-lo no Google Maps. Há uma ferramenta nativa para gravação de tela que também captura vídeo da câmera frontal. O Android Auto vem pré-instalado, enquanto o Android Beam — que permitia transferir arquivos entre um dispositivo e outro — foi removido.

A Samsung ainda não confirma quais dispositivos receberão o Android 10, mas esperamos que estes celulares sejam contemplados: Galaxy S10, S10+, S10e, S9, S9+, Galaxy Note 10, Note 10+ e Note 9. Enquanto isso, o Galaxy S8, S8+ e Note 8 devem continuar no Android 9 Pie.

A barra de volume ocupa menos espaço na tela com a One UI 2.0:

Samsung One UI 2.0

O tamanho das notificações também foi reduzido:

Samsung One UI 2.0

E o texto na tela de bloqueio agora se adapta automaticamente à cor do plano de fundo:

Samsung One UI 2.0

Com informações: Samsung, PhoneArena.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados