Uber testa tela colorida no app para que motorista encontre passageiro

Uber testa recurso "LED" no Brasil: app exibe cor no celular do passageiro para que motorista possa encontrá-lo mais facilmente

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Uber

A Uber está trazendo para o Brasil um recurso que facilita achar o passageiro: a ferramenta, chamada LED, ilumina a tela do celular do usuário com uma cor específica para que o motorista possa achá-lo. Isso está em fase de testes e pode ser útil após eventos, shows e festas, quando muitas pessoas costumam usar o aplicativo e chamar carros para o mesmo lugar.

É simples: após chamar um veículo, o aplicativo continuará mostrando os dados do motorista e o mapa com a estimativa de chegada. Mas, ao lado do campo de chat, você verá um novo botão colorido: toque nele e a tela do seu celular assume uma cor vibrante escolhida aleatoriamente. Então, o motorista recebe uma notificação para saber qual cor procurar.

Trata-se de algo opcional: é você quem decide se utiliza ou não o LED. Ele está sendo testado com alguns usuários nas cidades de Brasília, Recife, Salvador, Campinas e Vitória. Este recurso foi lançado nos EUA no ano passado.

Uber LED

“Sabemos que há situações em que a simples tarefa de encontrar o usuário se torna mais difícil para o motorista, como durante a saída de um grande evento, em que as pessoas ficam perdidas na multidão, ou numa rua com pouca iluminação à noite”, diz Guilherme Nazar, diretor de operações da Uber no Brasil, em comunicado. “Queremos testar se um recurso que já está nas mãos do usuário, o seu celular, pode ser útil nessas situações.”

Como se trata de um teste, a Uber pode não implementar o LED definitivamente. Talvez as pessoas tenham medo de mostrar o celular com medo de serem roubadas, por exemplo. Por mais que o recurso seja opcional, não valeria a pena mantê-lo para poucos usarem.

Uber oferece Beacon colorido para carros nos EUA

Eu gostaria que a Uber implementasse o Beacon no Brasil: trata-se de um dispositivo que se conecta via Bluetooth ao smartphone do motorista e brilha em uma cor específica. Dessa forma, o passageiro pode encontrá-lo com mais facilidade.

Por enquanto, o Beacon é oferecido somente para motoristas que estejam no nível Platina ou Diamante do programa de benefícios Uber Pro em quatro cidades dos EUA (Chicago, Denver, Las Vegas e Washington, DC). A empresa diz que planeja disponibilizá-lo em mais lugares.

Nos EUA, a Uber também está testando uma forma de agilizar o embarque de passageiros em aeroportos. O aplicativo exibe um código de seis dígitos que precisa ser informado a um dos motoristas já esperando na fila.

Com informações: Uber.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados