WhatsApp para Android libera bloqueio por impressão digital a todos os usuários

WhatsApp para Android pode exigir que acesso ao app seja desbloqueado com impressão digital; recurso já existe no iPhone

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O WhatsApp para Android está liberando para todos os usuários um recurso que promete mais segurança e privacidade: você pode exigir que o acesso ao aplicativo seja desbloqueado com a impressão digital, protegendo mensagens e conversas. Essa funcionalidade chegou à versão beta em agosto, e estava disponível para iPhones desde o início do ano.

WhatsApp para Android

Para ativar isso, abra o WhatsApp em seu dispositivo Android e faça o seguinte:

  • toque para abrir o menu;
  • siga o caminho Configurações > Conta > Privacidade;
  • role a lista até o fim e toque em Bloqueio por impressão digital;
  • ative a opção Desbloquear com impressão digital;
  • confirme sua impressão digital.

É possível escolher se o WhatsApp será bloqueado imediatamente, em 1 minuto ou em 30 minutos. Por padrão, ele não exige autenticação para atender chamadas VoIP nem para visualizar e responder mensagens nas notificações.

Se você quiser, pode desativar a opção “Mostrar conteúdo nas notificações”. Desta forma, os alertas do Android não mostrarão o remetente nem o texto das mensagens: você só verá um aviso do tipo “x novas mensagens”.

WhatsApp para Android

WhatsApp para Android não tem desbloqueio por código

O WhatsApp, assim como qualquer outro aplicativo no Android, não pode acessar os dados da sua impressão digital: o processo de autenticação é feito através de APIs. Ou seja, ele pergunta ao sistema se a digital é válida, o sistema verifica e responde “sim” ou “não”.

Mas há um problema nessa implementação do WhatsApp: você é obrigado a usar a impressão digital, e não há uma alternativa para desbloquear o aplicativo — através de um código, por exemplo.

Ou seja, caso seu leitor de digitais pare de funcionar, o WhatsApp não poderá ser desbloqueado. O app sugere que você desligue o sensor nos ajustes do Android: “se o sensor de impressão digital não estiver funcionando, desative-o nas configurações do seu celular”. Eu fiz isso em um Moto Z, mas não deu certo — o aplicativo continuou pedindo minha digital.

WhatsApp para Android

WhatsApp tem bloqueio por Face ID ou Touch ID no iPhone

No iPhone, é diferente: se acontecer alguma falha no Touch ID ou Face ID, o WhatsApp oferece a opção “Digitar código” para realizar o desbloqueio.

Para ativar esse recurso no iPhone, faça o seguinte:

  • dentro do WhatsApp, siga o caminho Ajustes > Conta > Privacidade;
  • no final da lista, toque em Bloqueio de tela;
  • ative a opção Solicitar o Touch ID/Face ID.

O WhatsApp para iOS pode exigir a biometria imediatamente, após 1 minuto, após 15 minutos ou após 1 hora.

WhatsApp para iPhone

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados