Bluetooth LE Audio terá melhor som e suporte a aparelhos auditivos

Primeiras especificações do novo padrão serão divulgadas até junho deste ano

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Bluetooth no iPhone

A Bluetooth SIG, grupo de indústrias que cuida do desenvolvimento de tecnologias com este tipo de conexão, divulgou ontem (6) o padrão Bluetooth LE Audio. Ele promete melhorar a qualidade do som que é enviado para falantes e fones de ouvido, melhora a conexão entre fones completamente sem fios (os earbuds) e até adiciona mais suporte para diferentes aparelhos auditivos.

A novidade também introduz uma versão de baixo consumo de energia para áudio via Bluetooth, similar ao que já existe para smartwatches. Dentro do LE Audio, produtos poderão utilizar um novo codec chamado LC3 e que diz enviar o som em taxas de bits que podem ser 50% menores do que o codec atual, o SBC. Com a alteração o áudio cresce em qualidade e diminui o consumo energético.

Nativamente os dispositivos compatíveis com o Bluetooth LE Audio poderão enviar músicas para mais do que uma fonte, trabalhando melhor com os earbuds – isso faz com que os fones recebam o som de forma independente, como acontece com alguns modelos mais caros já presentes no mercado.

A parte mais importante é a adição de aparelhos auditivos na lista de gadgets suportados, o que permite que um smartphone, por exemplo, envie chamadas de voz e até músicas ou podcasts diretamente para estes aparelhos que estão com pessoas com algum tipo de dificuldade na audição.

Por fim, o compartilhamento de áudio poderá ser enviado para um número enorme de fones em aplicações comerciais. Um exemplo interessante é de um cinema que pode transmitir o som diretamente para o fone de ouvido de quem está na plateia. Imagine só um cinema que envia ao mesmo tempo o filme em idioma original e dublado para todos, bastando escolher qual versão você quer.

As ideias e possibilidades são promissoras, mas o Bluetooth SIG afirma que as especificações para os aparelhos que querem adicionar a compatibilidade ao Bluetooth LE Audio, serão divulgadas ainda neste semestre. Os primeiros produtos só devem aparecer depois disso.

Com informações: Bluetooth SIG.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados