Xiaomi libera MIUI 11 beta com Android 10 para celulares Mi e Redmi

Xiaomi atualiza base da MIUI 11 para Android 10 no Mi Mix 3, Mi 9 SE, Mi 8 SE, Mi 9T (Redmi K20), Redmi Note 7 e Redmi Note 8 Pro

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Xiaomi Mi 9T
Xiaomi Mi 9T

A Xiaomi atualizou dezenas de celulares para a MIUI 11 no ano passado: no entanto, a base do sistema continuava sendo o Android 9 Pie na maioria dos casos. Agora, a empresa está levando o Android 10 em beta para seis aparelhos: Mi Mix 3, Mi 9 SE, Mi 8 SE, Mi 9T (vendido na China como Redmi K20), Redmi Note 7 e Redmi Note 8 Pro.

De acordo com o XDA Developers, apenas o Mi 9T/Redmi K20 recebeu o beta estável global da MIUI 11 com Android 10. Enquanto isso, o Mi 9 SE, Mi 8 SE, Mi Mix 3 e Redmi Note 8 Pro foram contemplados com o beta estável para a China; e o Redmi Note 7 está no beta fechado para usuários chineses.

Ainda assim, isso indica que as versões globais devem ser atualizadas para o Android 10 em breve. Algo semelhante ocorreu com a própria MIUI 11: a Xiaomi anunciou versões beta para dezenas de dispositivos na China, cujo firmware vem sem os apps e serviços do Google; pouco tempo depois, saiu a versão “Global Stable” em fases.

Xiaomi já levou Android 10 para alguns celulares

Vale notar que alguns smartphones da Xiaomi já estão no Android 10 estável, incluindo o Mi 9T Pro (Redmi K20 Pro), Mi 9, entre outros. O sistema tem os recursos introduzidos pelo Google, como um novo esquema de navegação por gestos e sugestões nas notificações — para abrir no Maps um endereço recebido via WhatsApp, por exemplo.

A MIUI 11 traz um modo escuro em toda a interface; suíte de produtividade Mi Work com visualizador de documentos; transferência de arquivos sem fio a velocidades de até 82 MB/s; modo de economia de bateria que dura 24 horas com 5% de carga; entre outros. A lista das principais novidades está neste link.

E quanto à atualização do Mi A2, Mi A2 Lite e Mi A3 para o Android 10? Manu Kumar Jain, vice-presidente da Xiaomi, prometeu em agosto que o Mi A3 seria “um dos primeiros dispositivos a receber” a atualização, mas ela ainda não chegou. Há uma petição no Change.org para usuários que estejam decepcionados com o atraso.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados