Google Assistente chega a 500 milhões de usuários e ganha recursos

O Google Assistente vai liberar em breve opções para agendar ações e ler textos longos na internet

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Assistente

Lançado em maio de 2016, o Google Assistente conta com 500 milhões de usuários mensais em mais de 90 países. O anúncio foi feito na CES 2020, onde o Google revelou novos recursos que serão liberados em breve na ferramenta.

Uma das novidades é a opção de ações agendadas, em que o Google Assistente consegue ligar e desligar outros dispostivos conectados em um determinado período do dia. Com ele, é possível ligar a cafeteira pela manhã ou o ar condicionado momentos antes de chegar em casa, por exemplo.

A ferramenta também terá um recurso para exibir avisos no Nest Hub, que os deixará visíveis mesmo se a tela não estiver sendo usada. A ideia é dispensar o papel usado em lembretes voltados para todas as pessoas da família.

O Google Assistente contará ainda com uma opção de salvar até dez contatos rápidos. Com isso, as telas e os alto-falantes inteligentes poderão ser usados para ligar rapidamente para um médico conhecido ou um vizinho, por exemplo.

Além disso, os usuários poderão enviar comandos de voz para a ferramenta ler textos longos na internet, como notícias. O conteúdo pode ser traduzido para 42 idiomas e, segundo o Google, a leitura é realizada de uma forma expressiva e natural.

Google Assistente chegará a mais TVs

Além dos novos recursos, a ferramenta será levada neste ano para televisões da Samsung com suporte a comandos de voz. A plataforma Android TV recebeu atualizações para ajudar as fabricantes a incluírem microfones de longa distância em seus aparelhos.

Segundo o Google, os usuários poderão enviar comandos mesmo quando a tela da TV estiver desligada. Assim, será possível usar a televisão como um alto-falante para tocar músicas, conferir a previsão do tempo ou fazer perguntas.

Google anuncia recursos de privacidade

Após a revelação de que funcionários ouviam os comandos enviados ao Assistente, o Google anunciou algumas medidas ligadas à privacidade dos usuários. A empresa informou que é possível usar um comando de voz para apagar tudo o que foi dito à ferramenta na última semana, por exemplo.

A companhia também revelou que vai liberar novos comandos para ajudar usuários a protegerem sua privacidade. Um deles é o “OK, Google, isso não era pra você”, que força o Assistente a apagar o que ouviu quando for acionado por engano.

Com informações: Google, VentureBeat.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados