Apple, Tesla e Facebook doam máscaras contra coronavírus

Jack Ma, cofundador do Alibaba, fará doação de máscaras e kits de teste para Brasil e mais países afetados pelo COVID-19

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Máscara N95

Diversas empresas de tecnologia estão fornecendo ajuda durante a pandemia do coronavírus, causador da doença COVID-19: Apple, Facebook e Tesla (de Elon Musk) doaram máscaras para evitar o contágio; enquanto o empresário Jack Ma também promete kits de teste e ventiladores mecânicos para países como o Brasil.

  • Como limpar o celular em tempos do novo coronavírus [COVID-19]
  • Os aplicativos grátis durante a pandemia do novo coronavírus [COVID-19]

Jack Ma, cofundador e ex-CEO do Alibaba (AliExpress), diz no Twitter: “doaremos suprimentos de emergência — 2 milhões de máscaras, 400 mil kits de teste, 104 respiradores mecânicos — para 24 países da América Latina, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Equador, República Dominicana e Peru”.

Os ventiladores mecânicos são usados em casos graves do COVID-19: eles fornecem ar oxigenado aos pulmões e ajudam o dióxido de carbono a sair em pacientes com problemas respiratórios.

O CEO Tim Cook afirma no Twitter que a Apple está “doando milhões de máscaras para profissionais de saúde nos EUA e na Europa”. Segundo ele, há equipes na empresa que “vêm trabalhando para ajudar a fornecer suprimentos para prestadores de serviços de saúde que combatem o COVID-19”.

Por sua vez, Mark Zuckerberg diz que o Facebook doou uma reserva de emergência de 720 mil máscaras; elas foram adquiridas durante a época de incêndios florestais na Califórnia em 2019. “Também estamos trabalhando para obter milhões de outras máscaras para doar”, promete o CEO.

Elon Musk e Tesla fazem doações

Máscara N95

Caixas com máscaras da 3M doadas por Musk à UW Health (foto por Dra. Adams Waldorf/Twitter)

Elon Musk e a Tesla doaram um total de 50 mil máscaras N95 para a Faculdade de Medicina da Universidade de Washington (UW Health) em Seattle. E o centro médico e acadêmico UCLA Health, em Los Angeles, recebeu doações do empresário.

“Também estamos trabalhando para obter outros tipos de EPI [equipamentos de proteção individual]; os ventiladores devem chegar dentro de alguns dias”, ele afirma no Twitter.

Musk prometeu ajudar outros centros médicos na cidade de San Francisco e no estado americano de Louisiana. No domingo à noite, ele avisou: “temos uma remessa de máscaras presa no aeroporto LAX [em Los Angeles]; espero que seja liberada em breve”.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), há 294 mil casos confirmados do coronavírus em todo o mundo; cerca de 13 mil pessoas morreram com o COVID-19.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados