Início / Notícias / Ciência /

SpaceX adia 1ª missão com astronautas da NASA devido ao mau tempo

Cápsula Crew Dragon, da SpaceX, será lançada rumo à Estação Espacial Internacional levando dois astronautas da NASA

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Esta quarta-feira (27) foi a data escolhida para a realização de um procedimento histórico para a SpaceX: a companhia planejava fazer o seu primeiro voo tripulado rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). No entanto, o lançamento foi adiado para o próximo sábado devido ao mau tempo.

Os americanos Doug Hurley e Bob Behnken, da NASA, serão os astronautas da missão. O lançamento da cápsula Crew Dragon, acoplada ao foguete Falcon 9, será feito a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Será possível acompanhar a missão em tempo real no site da SpaceX ou no canal da NASA no YouTube.

SpaceX Falcon 9 + Crew Dragon

O momento é importante não só para Elon Musk e sua turma, mas também para os Estados Unidos. Desde o fim do programa de ônibus espaciais Space Shuttle, em 2011, a NASA tem dependido da compra de vagas nas naves russas Soyuz para transportar astronautas à ISS. Caso o projeto da SpaceX dê certo, a agência terá uma solução para esse problema dentro de casa, ainda que a parceria com a Rússia perdure.

Se o lançamento for um sucesso, a SpaceX realizará outras missões para a NASA. Mas não só para a agência: também está nos planos da companhia oferecer, em um futuro não muito distante, turismo espacial ou viagens para organizações privadas, por exemplo.

Atualizado às 18h40