CNH e CRLV podem ser validados via app na América do Sul

O Serpro levou para outros países da América do Sul o aplicativo Vio, que ajuda a validarem CNH, CRLV e placa veicular Mercosul

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Vio, aplicativo para validar CNH e CRLV

Os motoristas com documentos brasileiros podem circular com mais facilidade nos países da América do Sul por conta da liberação de um aplicativo brasileiro no exterior. Criado pelo Serpro, o Vio permite validar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) por meio do QR Code presente nos dois documentos.

A disponibilização do app em mais países é resultado da parceria entre Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Serpro e GMC (Grupo do Mercado Comum), responsável por negociar os acordos em nome do Mercosul. Com o Vio, a CNH e o CRLV podem ser validados por fiscais de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Os documentos brasileiros são aceitos na Guiana, mas, segundo o Serpro, o país não conta com App Store ou Google Play Store. O Vio também pode ser usado no Brasil para empresas e fiscais validarem a autenticidade de registros impressos e digitais de motoristas e veículos.

Além da carteira de habilitação e do licenciamento, o Vio também pode verificar as placas de carros do Mercosul e o DNI (Documento Nacional de Identificação), que também contam com um QR Code. Ainda de acordo com o Serpro, o app deve passar a suportar mais documentos em breve.

Para os motoristas com documentos brasileiros, a empresa oferece outro aplicativo. Lançado no fim de 2019 e disponível para Android e iPhone, a Carteira Digital de Trânsito reúne funções da CNH e do CRLV. A ferramenta também alerta quando a data de vencimento da carteira de habilitação está próxima e se há algum recall convocado pela montadora para o veículo utilizado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados